inicial > Conversa Histórica

Quando foi a última era glacial? (Quanto tempo durou a era glacial?)

Ele Zhongcheng 2022-06-23 frequência

Resumo:É difícil imaginar que ainda vivemos numa era glacial. Para ser mais preciso, vivemos em períodos interglaciais e, mesmo durante as eras glaciais, há períodos alternados de calor e períodos min

A Terra em que vivemos passou por longos períodos de calor e longos períodos de frio intenso desde o seu nascimento.

As quedas cíclicas da temperatura global formam vastas áreas de gelo nos Pólos Norte e Sul, e então o gelo lentamente começa a cobrir os continentes da Terra em direção ao equador.

Este período é o que chamamos de Idade do Gelo.

A Terra tem atualmente 4,5 bilhões de anos. Durante esses 4,5 bilhões de anos, a Terra passou por cinco grandes eras glaciais globais.

A última era glacial global em grande escala começou há 2,5 a 3 milhões de anos.

Por que se diz que é o começo, porque ainda vivemos na quinta era glacial.

A formação de geleiras

Em Isto Hoje, quando as temperaturas globais estão a aumentar, quando os verões são escaldantes com ondas de calor e os invernos são tão quentes como a primavera, é difícil imaginar que ainda vivamos numa era glacial.

Para ser mais preciso, vivemos em períodos interglaciais. Mesmo durante as eras glaciais, há períodos alternados de calor e pequenas eras glaciais.

Quando as calotas polares recuam, algumas áreas, ou mesmo a maioria das áreas, da Terra ficam livres de gelo, e os períodos interglaciais geralmente duram dezenas de milhares de anos.

Estamos agora num período interglacial - que começou há cerca de 10.000 anos.

Portanto, a Terra em que vivemos atualmente é coberta por geleiras nos pólos, enquanto a maioria dos outros lugares da Terra tem temperaturas quentes.

O que causou a Idade do Gelo?

Pólo Sul da Terra

A Terra se move de maneira muito regular, girando em torno de seu próprio eixo e girando em torno do Sol.

Mas esse padrão não é estático.

Com o tempo, a inclinação da Terra, sua posição orbital e sua oscilação mudam ligeiramente.

Ajustes pequenos e regulares no ângulo da Terra em relação ao Sol afetam a quantidade de radiação solar, ou insolação, que atinge a Terra.

Mesmo uma mudança de um ou dois graus na inclinação é suficiente para alterar a quantidade de energia que o Sol brilha na Terra. Quando há menos energia do Sol, isso significa que a temperatura da Terra é mais baixo.

A Terra Congelada

No inverno frio, a neve continuará a cair do céu.

Quando a energia da radiação solar diminuir, a temperatura ficará baixa o suficiente no verão para que uma parte considerável da neve que cai sobreviva ao verão e entre no próximo inverno, então a neve ficará mais fria. Venha mais e mais.

Eventualmente, mais e mais neve se acumulará, e a neve acumulada na camada inferior ficará compactada devido à gravidade e à pressão, e eventualmente se tornará como cubos de gelo.

A geleira continuará a crescer até se tornar uma calota de gelo que cobre o continente. Ao mesmo tempo, a órbita da Terra às vezes muda na direção oposta, fazendo com que o derretimento das geleiras recue um pouco ou muito, criando períodos interglaciais quentes.

A rotação e revolução da Terra

Estamos agora no período interglacial da era glacial, mas se entraremos no futuro ou teremos que entrar em um período totalmente novo.

Como os níveis de dióxido de carbono na Terra se estabilizaram ao longo dos últimos milhões de anos, nenhuma grande quantidade adicional de dióxido de carbono foi emitida para a atmosfera. Mas se estamos saindo deste ciclo regular, atualmente não sabemos quase nada.

Como sabemos, o dióxido de carbono é um gás de efeito estufa muito potente.

O aumento do dióxido de carbono aquece a atmosfera, de modo que as camadas de gelo também começam a derreter na superfície.

À medida que o gelo derrete, grandes pedaços da camada de gelo começam a se romper – um processo conhecido como “ruptura” da geleira.

Isso fará com que as geleiras derretam mais rapidamente e podem até desaparecer em um piscar de olhos.

Geleira

Ou se o aquecimento global nos salvou de outra era glacial que levará a congelamentos em massa.

Ou se não tivéssemos a Idade do Gelo, o aumento da temperatura global também seria um desastre?

Talvez os seres humanos ainda sejam muito pequenos e sejamos indefesos e ignorantes diante da natureza.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde