inicial > Enciclopédia de curiosidades

Onde são produzidos os quatro famosos tinteiros e seus produtos famosos (quais são os quatro famosos tinteiros)

Qi Leiyan 2022-07-04 frequência

Resumo:Entre os quatro tesouros do estudo, o papel é o mais frágil, as canetas e a tinta estão sujeitas ao desgaste e apenas uma pedra de tinta pode resistir ao desgaste do tempo. Desde a ardósia bruta

Dos quatro tesouros do estudo, o papel é o mais frágil, as canetas e a tinta estão sujeitas ao desgaste e apenas as pedras de tinta podem resistir ao desgaste do tempo. Desde a ardósia bruta no início até os quatro famosos tinteiros com entalhes requintados, o desenvolvimento e a evolução da forma do tinteiro refletem a história evolutiva dos instrumentos de escrita. É também uma manifestação da busca do gosto estético por parte dos literatos.

Chen Jiru, um estudioso da Dinastia Ming, disse certa vez: "Um estudioso tem uma pedra de tinta, assim como uma bela mulher tem um espelho. Ela é a pessoa mais íntima de sua vida." Isso mostra a importância de pedras de tinta para literatos.

A pedra de tinta é usada para moagem, e a tinta de moagem a torna úmida. No Neolítico, as pessoas já utilizavam ferramentas com função de tinteiro no seu dia a dia. Um conjunto de ferramentas de pintura foi descoberto no local de Jiangzhai em Lintong, província de Shaanxi, incluindo moedores de pedra, moedores de pedra e tampas de moagem.Esta é uma ferramenta de moagem usada para moer pigmentos naturais e, após adicionar água, você pode escrever e pintar.

Pela Dinastia Han, a tinta usada pelos literatos para escrever era principalmente diferente. Partículas redondas regulares, as pessoas colocam a tinta finamente dividida na pedra e esmagam-na até virar pó, depois adicionam água para fazer tinta.

Em 1975, um conjunto de pedras de amolar, pedras de amolar e blocos de tinta semicilíndricos foram descobertos em Hubei. O tinteiro de pedra é um seixo liso e polido em forma de bolo redondo, sendo o tinteiro de escrita mais antigo da história do nosso país. (Foto abaixo)

Os ancestrais chineses valorizavam a tinta, e cada avanço na tecnologia de fabricação de tinta foi acompanhado pela evolução das pedras de tinta. Em 2011, duas caixas quadradas de tinteiro foram desenterradas do túmulo de Liu He, Marquês de Haihun.A tábua de moagem era feita de arenito ciano fino e a plataforma de moagem era um pedaço de ardósia.

Ao mesmo tempo, vários pedaços cilíndricos de tinta artificial foram desenterrados junto com a caixa de tinteiro. Após testes científicos, seus ingredientes eram fumaça de pinheiro e cola animal. Esta é uma antiga tinta de fumaça de pinheiro. Este tipo de tinta pode ser polido na superfície de moagem com um bloco de tinta na mão.

A pedra de tinta Piyong é um tipo de pedra de tinta de porcelana. A pedra de tinta de porcelana é usada para substituir a pedra de tinta de pedra. Em comparação com o polimento de pedra bruta, a pedra de tinta de porcelana Piyong é esteticamente mais agradável devido ao seu formato elegante e tinta suave. Vantagens: Esta tipo de pedra de tinta de porcelana Piyong foi preferida por literatos das Dinastias do Norte e do Sul até meados da Dinastia Tang.

Após o final da Dinastia Tang, as pedras de tinta feitas à mão se tornaram o mainstream e suas capacidades expandidas.A área do salão de inkstone e do pool de inkstone tem a vantagem de ser conveniente para moer e armazenar tinta. As dinastias Tang e Song foram o período áureo na história do desenvolvimento dos tinteiros. Os quatro famosos tinteiros surgiram nessa época e eram práticos e ornamentais.

Na Dinastia Song, as pedras de tinta para azulejos já se tornaram as novas favoritas na indústria de pedra-tinta, especialmente a pedra-tinta para azulejos Tongquetai era a mais apreciada pelos literatos da Dinastia Song. Usar ladrilhos como tintas é altamente prático. A pedra de tinta de cerâmica pode ser considerada uma pedra de tinta de cerâmica. A pedra de tinta de cerâmica é feita de argila extremamente fina. Sua textura é lisa e suave. Não requer caneta para aplicar a tinta, mas há um leve sangramento.

Pode-se observar que a praticidade do tinteiro de cerâmica é pior do que a do tinteiro de pedra. A textura da pedra de tinta de cerâmica não é forte, sua densidade é menor do que a da pedra de tinta de pedra e é fácil para a tinta sangrar.Esta maior falha da pedra de tinta de cerâmica não foi alterada até o surgimento da pedra de tinta Chengni, uma das quatro pedras de tinta famosas .

A pedra de tinta Chengni é produzida em Jiangzhou (agora Xinjiang, Shanxi) Baía de Fenhe, a lama aqui é lisa e não tem cascalho, e a pedra de tinta feita dela produz tinta lisa e hidrata a caneta. O Chengni Inkstone tem uma textura fina e é tão úmido quanto a pele do bebê.

Entre os quatro famosos tinteiros, quem é o melhor? As quatro pedras de tinta famosas referem-se a pedra de tinta Duan, pedra de tinta She, pedra de tinta Taohe e pedra de tinta Chengni.

As pedras de tinta foram produzidas na antiga Shezhou (agora Wuyuan, Jiangxi, Shexian, Yixian, Anhui e outros lugares), e as pedras de tinta Longwei de Wuyuan são as melhores. A pedra é resistente, densa, de bela textura. Possui um som metálico claro ao ser batida. Não consome água quando armazenada. Pode ser triturada respirando sem danificar os cabelos. É finamente esculpida, simples e generosa.

Em contraste, Duan Inkstone é rico em pedras e não foi afetado pelo esgotamento de pedras. Desde a época do Imperador Taizong da Dinastia Tang, Duan Inkstone sempre prosperou no mercado. O preço do Duan Inkstone é relativamente próximo das pessoas. A pedra de tinta Duan é produzida na cidade de Zhaoqing, Guangdong. A pedra de tinta feita aqui é chamada de "pedra de tinta Duan". A pedra de tinta Duan da melhor qualidade é embebida em água por muitos anos e é tão quente e úmida quanto o jade.

A pedra de tinta Duan é delicada, macia, úmida e a tinta não machuca nenhum cabelo. É "universal para todas as pessoas do mundo".

A pedra de tinta Taohe é produzida na bacia/rio Taohe, uma afluente do Rio Amarelo, incluindo Longxi, Gongchang, Minxian, Taozhou e outros lugares. A antiga pedra Taohe era usada principalmente como pedra para afiar espadas. Esta pedra tem uma estrutura compacta e dureza moderada. Após a Dinastia Song, as pedras de tinta Taohe começaram a ser exploradas e se tornaram uma das melhores pedras de tinta.

Após cerca de dois mil anos de repetidas comparações e experiências, as pedras de tinta foram dominadas por quatro pedras de tinta famosas: Duan, She, Taohe e Chengni. Se um artesão de tinta quiser fazer uma descoberta, ele só poderá trabalhar duro na escultura em pedra de tinta. Nuvens, sol e lua, flores, árvores, pássaros e animais, dragões voadores e fênix foram todos esculpidos e decorados por artesãos.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde