inicial > Conversa Histórica

Quem propôs a teoria do condicionamento clássico (descrevendo brevemente o fenômeno do condicionamento clássico)

Han Jianxiao 2022-10-02 frequência

Resumo:O estudo do condicionamento clássico começou com o fisiologista russo Pavlov. Neste experimento, a comida é um estímulo incondicionado, a salivação é uma resposta incondicionada e o sinal de e

Na psicologia, o behaviorismo pesquisou comportamentos anormais e métodos de tratamento correspondentes. Esse experimento de condicionamento foi mais tarde chamado de condicionamento clássico.

Esta é uma forma de aprendizagem em que um estímulo neutro é repetidamente emparelhado com um estímulo incondicionado que provoca naturalmente um comportamento incondicionado.

Após múltiplos emparelhamentos repetidos, o estímulo neutro torna-se um estímulo condicionado, causando uma resposta condicionada.

O estudo do condicionamento clássico começou com o fisiologista russo Pavlov.

Ele descobriu que depois que a comida e outros estímulos apareciam aos pares por um período de tempo, os cães também produziam saliva em resposta a outros estímulos não alimentares.

Por exemplo, embora o alimento induza naturalmente a salivação, desde que um estímulo seja dado de forma constante antes do alimento ser apresentado como um sinal para apresentá-lo, depois de um período de tempo, o próprio estímulo também pode causar salivação. .

Neste experimento, a comida é um estímulo incondicional e secreção salivar É uma resposta incondicionada, e o sinal de estímulo que marca o aparecimento do alimento e, em última análise, desencadeia a salivação é um estímulo condicionado. Um reflexo condicionado é formado quando um estímulo condicionado por si só desencadeia a salivação.

O condicionamento clássico é caracterizado pela indução de uma resposta adaptativa em um organismo pelo emparelhamento repetido de um estímulo anteriormente neutro com um estímulo incondicionado.

No entanto, agora também sabemos que este processo de condicionamento clássico não é sem sentido ou automático como se pensava no passado. Os animais parecem prever ativamente os eventos fisiológicos causados ​​por estímulos neutros, e esta informação os ajuda a antecipar ou preparar.

Ou seja, eles aprendem suas respostas por meio de um processo geralmente chamado de antecipação de estímulo-resultado.

Uma vez formado o condicionamento clássico, ele será mantido Não será esquecido mesmo depois de muito tempo, mesmo depois de muitos anos.

No entanto, se o estímulo condicionado aparecer repetidamente sem o estímulo incondicionado, o reflexo condicionado formado desaparecerá gradualmente. Este processo é chamado de extinção, que é diferente do conceito de esquecimento. Porque esta reflexão pode reaparecer em algum momento no futuro.

Além disso, os reflexos condicionados que desaparecem em um ambiente também podem aparecer fracamente em outros ambientes. Portanto, muitas respostas de medo que desaparecem na sala de terapia podem reaparecer em outras situações durante a terapia.

O condicionamento clássico é importante na psicologia anormal porque muitas respostas fisiológicas e emocionais podem formar reflexos condicionados, incluindo aqueles relacionados ao medo, ansiedade e excitação sexual.

Por exemplo, se uma pessoa sente estímulos de medo, ela frequentemente Acontece no escuro, então ele aprenderá a ter medo do escuro. Se uma pessoa foi picada por uma cobra, ela pode ter aprendido a ter medo de cobras.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde