inicial > Enciclopédia de curiosidades

Quem é o animal com mais pernas do mundo? (Você já viu a milípede, o animal com mais pernas do mundo?)

Su Shige 2022-10-15 frequência

Resumo:A criatura mais pernalta do mundo - milípede. Tanto os milípedes quanto as centopéias pertencem à classe Myriapoda no filo Artrópodes, mas os milípedes pertencem à classe Diplopoda, com quase

A criatura com mais pernas do mundo - milípede

Tanto os milípedes quanto as centopéias pertencem à classe Myriapoda no filo Artrópodes, mas os milípedes pertencem à classe Diplopoda, com quase todos os segmentos do corpo tendo dois pares de pernas; as centopéias pertencem à classe Lamipoda, com cada corpo segmento com 1 par de pés.

Do ponto de vista da aparência, o número de pernas das milípedes excede em muito o das centopéias. As centopéias também são chamadas de “centopéias”; enquanto os milípedes também são chamados de “milípedes” e são as criaturas com mais pés no mundo.

Nossos milípedes comuns se movem lentamente e gostam de ambientes escuros e úmidos. A maioria se alimenta de húmus e vive na casca das árvores, na serapilheira, sob as pedras e no solo.

No entanto, há também um tipo especial de milípedes que são amplamente distribuídos em cavernas escuras. Eles geralmente vivem na superfície de cavernas ou rastejam sobre rochas, alimentando-se de húmus, partículas de solo, excrementos de animais ou resíduos de animais. As carcaças se alimentam do que chamamos de milípedes das cavernas.

meu país é o país com a maior área de distribuição cárstica do mundo, e também existem muitas espécies de milípedes das cavernas, mas as pesquisas começaram tarde. O primeiro milípede das cavernas relatado em meu país foi o Millipeda longissima, descoberto em 1960.

Atualmente, existem mais de 12.000 espécies de milípedes conhecidas no mundo, e apenas cerca de 300 espécies foram registradas no meu país, incluindo cerca de 100 espécies de cavernas pertencentes a 13 famílias.

Características biológicas dos milípedes

Os milípedes são divididos em três estágios: ovos, larvas e adultos. Dentro de um ano, após 7 a 10 mudas, atinge a maturidade sexual, o número de pernas e segmentos corporais aumenta e a muda cessa.

Os vermes adultos comuns geralmente têm um comprimento de corpo de 20 a 60 mm e têm formato redondo e ligeiramente achatado, o corpo é dividido em duas partes: cabeça e tronco. É composto por múltiplos segmentos corporais e possui uma placa dorsal calcária no dorso.

O escólex contém antenas, um único olho grande, um par de palatos pequenos cada e os olhos são polioculares. O número de segmentos corporais varia de espécie para espécie.

Um par de poros genitais, localizado na base do segundo par de pernas. Os ovos da milípede fêmea são brancos, esféricos e cobertos por uma substância pegajosa e transparente.

Uma única centopéia fêmea geralmente põe cerca de 300 ovos. Sob condições de temperatura adequadas, as larvas eclodem em cerca de 20 dias e desenvolvem-se em indivíduos sexualmente maduros após vários meses, com um tempo de sobrevivência superior a 1 ano.

Malus prefere sombra e umidade e come principalmente plantas. gosta de comer húmus e às vezes danifica as raízes jovens, as mudas jovens, os caules tenros e as folhas das plantas.

Ele habita principalmente sob torrões de solo em terras agrícolas úmidas ou em pilhas de lixo.

O número de milípedes individuais muda significativamente com o tempo. Em dias ensolarados, os milípedes adultos ficam inativos durante o dia e emergem à noite. Ocasionalmente, um pequeno número de indivíduos fica ativo no solo durante o dia. Em tempo nublado e chuvoso, o grupo pode permanecer ativo no solo durante todo o dia, apresentando um fenômeno óbvio de agregação superficial.

Entre junho e outubro de cada ano, é mais popular nas noites após a chuva, do verão ao início do outono. Quando a milípede entra no período reprodutivo de uma geração, a milípede fêmea põe ovos em pilhas sob a grama úmida e sombreada, em fendas entre as rochas e sob torrões de solo na superfície do campo e em fendas no solo.

Os milípedes geralmente prejudicam as raízes jovens e as mudas jovens das plantas e caules e folhas jovens. Ocorre em todas as partes do país. Além dos gramados, as plantas afetadas também incluem ciclâmen, cinerária, Yanglan, samambaia avenca, maçã silvestre, maçã silvestre, aspargos e outras plantas com flores.

Mas também contribui. A milípede não é apenas um importante decompositor e herói ecológico do ecossistema florestal, mas também uma matéria-prima para a medicina tradicional chinesa.

Os milípedes não mordem, mas por favor não os toque facilmente, porque os milípedes também se protegerão. Quando tocados pelo mundo exterior, eles secretarão toxinas que causam irritação local. Casos graves podem causar eritema óbvio. Herpes e necrose.

Crianças, tomem cuidado! Além disso, se as pessoas comerem acidentalmente milípedes, isso também causará edema labial.

Embora os milípedes não tenham mandíbulas venenosas e não possam picar, eles também possui armas e habilidades defensivas.

Quando é tocado, ele imediatamente se enrola em uma bola e fica imóvel, ou rola para outros lugares. Quando o perigo passa, ele se estica lentamente e rasteja para longe.

Existem glândulas odoríferas nos segmentos do corpo dos milípedes, que podem secretar um odor venenoso. O cheiro é tão desagradável que aves e pássaros não se atrevem a bicá-lo.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde