inicial > Enciclopédia de curiosidades

Os terremotos são o resultado do movimento de quais materiais na Terra (por que a crosta terrestre se move)

Sun Zijun 2022-11-02 frequência

Resumo:Os terremotos são causados ​​por movimentos na crosta terrestre. Como a camada rochosa é relativamente fria, o material da camada do manto esfriará e afundará quando chegar aqui. Neste moment

Costumamos dizer que os terremotos são causados ​​pelo movimento da crosta. Também sabemos que os terremotos tendem a ocorrer na junção dos limites das placas, mas não sabemos como a crosta se move. Não sei por que a crosta terrestre se move.

Nesse ponto, precisamos saber por que e por quê. Hoje veremos mais de perto como a crosta terrestre se move.

Como a crosta terrestre se move?

A razão pela qual a crosta terrestre se move está relacionada à estrutura da Terra. Da superfície ao núcleo da Terra, eles são:Camada da crosta, camada rochosa, astenosfera, camada do manto e núcleo.

Sabemos que a temperatura da Terra O núcleo da Terra é muito alto, atingindo cerca de 5.000 graus Celsius. É lógico que em uma temperatura tão alta o material deveria ser líquido, mas não se esqueça que a pressão interna da Terra é muito alta, fazendo com que o núcleo da Terra exiba um sólido de alta temperatura, isto é, um núcleo de ferro.

Devido à temperatura muito alta dentro da Terra, o ferro núcleo derrete o manto As camadas do manto foram cozidas e derretidas, e a pressão da camada do manto não era tão alta quanto a do núcleo, então não formou um sólido, mas um fluido fundido, que é o estado do objeto quando o vulcão entrou em erupção pela primeira vez.

Como a temperatura do núcleo da Terra é muito alta, o calor levará o material do manto até a litosfera. A litosfera é relativamente fria, então o material resfriado cairá em direção ao manto camada sob a ação da gravidade., formando assim a convecção térmica.

Como o manto é um fluido fundido, Portanto, o manto pode fluir.Quando o manto flui sob a ação da convecção térmica, ele também fará com que a crosta acima da terra se mova, formando assim o movimento das placas.

Movimento de placas e terremotos

Na verdade, a distribuição dos materiais no interior da Terra não é uniforme e as propriedades das rochas também são diferentes, resultando em temperaturas mais altas em alguns lugares e temperaturas mais baixas em outros.

No processo de formação de convecção térmica na camada do manto, quando a parte inferior Quando os materiais de alta temperatura sobem para a litosfera, os materiais de alta temperatura se moverão horizontalmente devido à convecção térmica, o que também fará com que as camadas rochosas superiores e a crosta também se movam horizontalmente.

Como a camada rochosa é relativamente fria, o material na camada do manto esfriará e afundará quando chegar aqui. Nesse momento, fará com que a crosta superior também caia.

A parte descendente estará sujeita a pressões de ambos os lados, o que causará extrusão e deformação do interior da crosta terrestre, causando dobras e danos, causando terremotos.

Como a ocorrência de um terremoto requer o acúmulo de uma quantidade considerável quantidade de energia térmica, quando Depois que a energia térmica dentro da Terra é liberada uma vez, ela se acumulará novamente após um período de tempo.Portanto, a ocorrência de terremotos não é contínua, mas tem um período de silêncio e um período ativo.

Movimento das placas e topografia da Terra

Devido ao movimento das placas, montanhas, planícies, colinas e oceanos são formados na Terra. Muitos terrenos famosos na Terra são devidos ao movimento das placas . Por exemplo: Himalaia.

(1) Montanhas

Dividimos a Terra em 6 placas de acordo com diferentes placas: Placa do Oceano Índico, Placa do Pacífico, Placa da Eurásia, Placa Africana, Placa Americana, Placa Antártica.

O Himalaia está localizado exatamente entre a Eurásia e Placas da Eurásia. A Placa do Oceano Índico, devido ao movimento das placas, fez com que as duas placas se comprimissem, fazendo com que o terreno continuasse a subir, formando eventualmente o Monte Everest, o pico mais alto da Terra.

Com exceção do Himalaia, a maioria das cadeias de montanhas da Terra são Foi formado desta forma.

(2) Fossa oceânica

A formação de fossas oceânicas é a mesma que a das montanhas, pois duas placas se comprimem, mas a diferença é quea formação de fossas oceânicas É a compressão das placas oceânicas e continentais.

Sabemos queas placas oceânicas são mais finas, mas mais densas, enquanto as placas continentais são mais espessas, mas menos densas. Quando essas duas placas com densidades diferentes se comprimem, o a placa oceânica mais densa irá subducir sob a placa continental, formando uma trincheira. Foi assim que se formou a Fossa das Marianas, perto do Japão.

(3) Vale do Rift, oceano forte>

A formação do Grande Vale do Rift da África Oriental é exatamente o oposto da formação de montanhas: é causada pela separação contínua de duas placas.

Originalmente, as duas placas estavam conectadas entre si, mas devido ao movimento da placa, a placa foi dividida em duas partes e classificada em duas partes. Onde as duas placas se separaram, um grande vale de fenda foi formado.

Se as duas placas se separarem o suficiente, poderá formar-se um oceano, como o Mar Cáspio.

O que faz com que as placas se separem uma da outra é que as duas placas estão localizadas exatamente onde a convecção térmica do manto terrestre aumenta. O calor do manto forçará as duas placas a se moverem para ambos os lados da terra.

Devido à expansão mútua entre as placas, As erupções vulcânicas são fáceis de ocorrer e as erupções vulcânicas podem facilmente causar terremotos.Portanto, os terremotos ocorrem frequentemente em locais com vulcões, mas pode não haver necessariamente vulcões em locais com terremotos.

Resumo

Desastres geológicos estão relacionados ao movimento das placas terrestres, e os movimentos das placas estão relacionados à estrutura interna da Terra. Embora não tenhamos perfurado a Terra, já conhecemos a estrutura interna da Terra por meio de métodos científicos , e até saber o que é a Terra, como ocorrem os movimentos geológicos e como se formam os terremotos.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde