inicial > Conversa Histórica

Apreciação do poema de Wang Wei "Morar nas montanhas no crepúsculo de outono" (Apreciação do significado do antigo poema "Morar nas montanhas no crepúsculo de outono")

Wu Han Yu 2022-12-07 frequência

Resumo:Depois da nova chuva nas montanhas vazias, o clima chega no final do outono. A lua brilhante brilha entre os pinheiros e a fonte clara flui sobre as rochas. O barulho do bambu retorna a Huan Nu e o

Apreciação de poemas antigos:

"Morando nas montanhas no crepúsculo do outono"

Wang Wei

Depois da nova chuva em nas montanhas vazias, o outono chega tarde.

A lua brilhante brilha entre os pinheiros, e a fonte clara flui rio acima das rochas.

O barulho do bambu retorna a Huan Nu e o lótus sai do barco de pesca.

Deixe a fragrância da primavera descansar à vontade, e os reis e netos poderão ficar.

Wang Wei é um dos poetas paisagistas e pastorais mais famosos da Dinastia Tang. Os poemas paisagísticos descrevem principalmente paisagens naturais e expressam seu amor pela natureza, enquanto os poemas pastorais usam principalmente a vida simples e natural da fazenda como tema, expressando o elogio do poeta e o anseio pela vida natural e simples.

Os poemas pastorais paisagísticos de Wang Wei são ricos em conteúdo, diversos em estilo e humor. Alguns são majestosos, alguns são amplos, alguns são elegantes e leves, e alguns são tranquilos e tranquilos.

Nos primeiros dias, Wang Wei era triunfante e cheio de ambições de realizar conquistas, o que se refletia em poemas pastorais e poemas paisagísticos. Ele frequentemente escolhia montanhas e rios majestosos para retratar, para expressar seu caráter heróico e alegre. pensamentos e sentimentos. .

No período posterior, porque se retirou do cenário político, converteu-se ao budismo, viveu nas montanhas, nos rios e no campo e sentiu que vivia num mundo paradisíaco. Um grande número de poemas paisagísticos criado durante este período considerava a natureza pura. O reino ideal retrata principalmente rochas tranquilas, riachos claros e estilo pastoral.

Isso mostra seu prazer persistente pela paisagem e sua complacência em se tornar um Buda, revelando um tipo especial de elegância descontraída. Em seus poemas, ele também elogiou a vida tranquila, harmoniosa e pacífica dos trabalhadores.

"Morar nas montanhas no crepúsculo de outono" não é apenas a obra representativa da poesia pastoral de Wang Wei, mas também a obra-prima mais notável da antiga poesia pastoral. A “montanha vazia” na primeira frase não existe sem gente e nada, não está escrito também sobre a lua brilhante, fontes claras e barcos de pesca e garotas mais tarde?

O "vazio" aqui se refere ao início do outono, quando o ar está fresco e o céu alto, as montanhas e a chuva estão começando a cair e tudo é novo, dando ao poeta uma sensação de fuga do o mundo, com o coração livre de poeira e vazio.É como um paraíso, tudo é tão claro, tudo é tão puro.

Especialmente à noite, quando a montanha está subindo, a névoa aumenta gradualmente com o vento noturno, e as sombras da fumaça e da lua se refletem, vagamente, como um sonho, e o som suave fluindo da nascente da montanha contrasta ainda mais com a beleza da montanha e com a tranquilidade do campo.

Literalmente, o poeta é apenas um espectador da vida nas montanhas, ficando de lado para descrevê-la objetivamente. Ao descrever as montanhas, os rios, a lua de outono e retratar os sentimentos e paisagens humanas, ele parece ser apenas um espectador ... Na verdade, ele é apenas um espectador. Cada imagem que ele escreve em seus poemas é um estado que ele anseia do fundo do coração. É verdade que um lugar bonito é cheio de emoções.

Portanto, a descrição de cada cena contém o amor do poeta pela natureza, o anseio pela vida nas montanhas e o anseio por uma vida de reclusão.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde