inicial > Enciclopédia de curiosidades

Onde fica o Passo Yumen, a que província ele pertence (a que região o Passo Yumen se refere se a brisa da primavera não passa)

Wei Shennan 2022-12-13 frequência

Resumo:Yumen Pass está localizado na cidade de Xiaofangpan, a noroeste do condado de Longle, cidade de Dunhuang, hoje província de Gansu. Foi um passe estabelecido pelo imperador Wu da dinastia Han quando

“A brisa da primavera nunca chega ao Passo Yumen.” Por que o Passo Yumen é tão desolado?

"Muito acima do Rio Amarelo, entre as nuvens brancas, existe uma cidade isolada chamada Montanha Wanren. Por que a flauta Qiang deveria culpar os salgueiros? A brisa da primavera não chega Yumen Pass."

Esta é uma obra-prima "Liangzhou Ci" de Wang Zhihuan, um famoso poeta da Dinastia Tang. Foi cantada ao longo dos tempos e foi incluída em muitas versões de livros didáticos chineses do ensino médio.

Wang Zhihuan é um dos "Quatro Poetas da Fronteira" da Dinastia Tang, tão famoso quanto Cen Shen, Gao Shi e Wang Changling. De acordo com registros históricos, Wang Zhihuan nasceu em uma família proeminente em Taiyuan e mais tarde mudou-se para Jiangzhou: “A família original era Jinyang e o oficial mudou-se para Jiangjun”.

No entanto. A carreira de Wang Zhihuan no funcionalismo não foi tranquila. Aos 44 anos, ele era apenas contador em Hengshui, Jizhou. Pouco depois, ele foi incriminado novamente e perdeu seu cargo oficial.

Wang Zhihuan criou muitos poemas ao longo de sua vida, mas, infelizmente, a maioria deles se perdeu. Existem apenas 6 poemas no total que foram transmitidos até hoje, e eles são preservados nos "Poemas Completos da Dinastia Tang", nomeadamente "Escalando a Torre da Cegonha", "Dois Poemas de Liangzhou", "Adeus", " Poemas de Festa" e "Nove Dias de Despedida".

Cada um desses 6 poemas é um excelente trabalho. Entre eles, o primeiro dos dois poemas de "Liangzhou Ci" é "Rio Amarelo Muito Acima das Nuvens Brancas", que é conhecido como a obra-prima de Qijue.

O Passo Yumen é mencionado neste poema. Por que Wang Zhihuan disse “A brisa da primavera nunca passa pela passagem de Yumen”?

Yumen Pass está localizado na cidade de Xiaofangpan, a noroeste do condado de Longle, cidade de Dunhuang, província de Gansu hoje. Foi um passe estabelecido pelo Imperador Wu da Dinastia Han quando ele estabeleceu os quatro condados em Hexi.

Naquela época, ao transportar jade e outros itens das Regiões Ocidentais para as Planícies Centrais, eles passavam por este local, por isso foi chamado de "Passo Yumen". Pode-se observar que o Passo Yumen é uma importante rota de transporte que conecta as Regiões Ocidentais e as Planícies Centrais.

Por causa disso, o Passo Yumen se tornou um local importante para guarnecer tropas desde a Dinastia Han. Há mais de 2.000 anos, os diplomatas da Dinastia Han Ocidental, Zhang Qian, Ban Chao e outros, partiram de Yumen Pass e lideraram as suas equipas para as regiões ocidentais para realizar atividades diplomáticas.

Os famosos generais Huo Qubing, Zhao Ponu e outros também passaram pela passagem de Yumen, perseguindo os Xiongnu mais a noroeste.

Naquela época, havia viagens de negócios frequentes em Yumen Pass e havia um fluxo interminável de comerciantes e enviados conduzindo camelos e cavalos. Os longos sinos dos camelos e o relinchar dos cavalos quebravam a solidão do deserto e tornavam-no muito animado.

Os comerciantes transportavam continuamente alfafa, espinafre, uva, romã, linho, cenoura, alho, figo, etc. das regiões ocidentais e de outros lugares para as planícies centrais, e também traziam chá, seda, porcelana, etc. Produzido nas Planícies Centrais para as Planícies Centrais, transportado para as Regiões Ocidentais e depois transportado para todo o mundo.

Para os enviados diplomáticos da Dinastia Han, o Passo Yumen representava a cidade natal e o país. Depois que Ban Chao recebeu a ordem de ir às regiões ocidentais como enviado, ele permaneceu nas regiões ocidentais por 31 anos e recuperou mais de 50 países.

No décimo segundo ano de Yongyuan (100 anos), Ban Chao, que já tinha 68 anos, escreveu "Qi Dai Huan Shu" e pediu para ir para casa. Ele escreveu: “Não me atrevo a ver o condado de Jiuquan, mas espero nascer em Yumen Pass.” Ban Chao sentiu-se satisfeito por poder retornar ao Yumen Pass.

No entanto, durante a Dinastia Tang, com a ascensão da Rota Marítima da Seda, o Passo Yumen tornou-se gradualmente deserto ... Parece um pouco desolado. Apenas as tropas ali estacionadas ainda estão aqui, guardando esta cidade isolada localizada na fronteira.

Wang Zhihuan usou este poema "Liangzhou Ci" para descrever a situação desolada dos soldados da fronteira, destacando as majestosas montanhas e rios da pátria mãe, fazendo-a parecer majestosa e majestosa.

Como está o Yumen Pass agora?

Hoje, as ruínas de Yumenguan ainda estão preservadas na margem sul do rio Shule, no extremo oeste do Corredor Hexi, a cerca de 90 quilômetros da cidade de Dunhuang. As muralhas circundantes de Guancheng estão relativamente bem preservadas.

A muralha da cidade é construída em argila amarela e tem dois portões, o portão oeste e o portão norte. Todo o castelo tem planta quadrada, com 24 metros de comprimento de leste a oeste e 26,4 metros de largura de norte a sul, com uma área total de mais de 630 metros quadrados.

Nos últimos 2.000 anos, o Yumen Pass perdeu seu valor militar e não é mais usado como passe .

No entanto, como uma parte importante do sistema de defesa militar na região de Hexi da Dinastia Han e uma importante artéria de transporte na Rota da Seda, o Passo Yumen tem um significado cultural e histórico muito importante, por isso foi oficialmente anunciado em 22 de junho de 2014. No mesmo dia, foi incluído na Lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde