inicial > Conversa Histórica

Chao Cuo da Dinastia Han Ocidental foi o professor do Imperador Jing da Dinastia Han (por que ele era tão leal, mas foi cortado ao meio pelo Imperador Jing e seu clã foi exterminado)

Xi Yang Tao 2022-12-13 frequência

Resumo:Em 154 a.C., o imperador Jing, da dinastia Han, Liu Qi, fez algo assustador: executou Chao Cuo, seu professor que o ensinou por mais de 20 anos. Ao mesmo tempo, “todos os pais, esposas e filhos de

Chao Cuo foi o professor do Imperador Jing da Dinastia Han e ele era muito leal. Por que ele foi cortado ao meio e exterminado pelo Imperador Jing?

Em 154 a.C., o imperador Jing, da dinastia Han, Liu Qi, fez algo assustador: ele realmente executou Chao Cuo, seu professor que o ensinou por mais de 20 anos. Ao mesmo tempo, “todos os pais, esposas e filhos de Chao Cuo abandonaram o mercado”.

Como todos sabemos, Chao Cuo foi um comentarista político tão famoso quanto Jia Yi. Ele sempre foi leal à Dinastia Han e propôs muitas estratégias práticas para estabilizar a Dinastia Han Ocidental. Mas por que o Imperador Jing da Dinastia Han tratou seu professor com tanta crueldade?

Chao Cuo era de Yingchuan. Quando jovem, ele adorava Zhang Hui como seu professor e estudava o pensamento legalista.

Quando o Imperador Wen da Dinastia Han estava no trono, Chao Cuo recebeu ordens de aprender "Shang Shu" com Fu Sheng e se tornou uma figura tanto do Confucionismo quanto do Legalismo. Posteriormente, o Imperador Wen da Dinastia Han pediu a Chao Cuo que fosse tutor do príncipe Liu Qi, e as duas partes formaram uma relação mestre-discípulo.

Chao Cuo era eloquente e talentoso, por isso foi profundamente apreciado por Liu Qi e foi chamado de "think tank". Em 157 aC, o imperador Jing da dinastia Han subiu ao trono e Chao Cuo foi nomeado historiador interno.

O Imperador Jing da Dinastia Han obedeceu às palavras de Chao Cuo e disse: "Felizmente, os nove ministros o favoreceram , e muitas leis foram alteradas." Depois disso, Chao Cuo foi nomeado Yushi Dafu e classificado entre os três nobres. Com a ajuda de Chao Cuo, o Imperador Jing da Dinastia Han realizou uma série de reformas, a mais importante das quais foi a redução dos estados vassalos.

Chao Cuo acreditava que "Se você cortar agora, será o oposto, e se você não cortar, será o oposto. Se você cortar, a reação será urgente, e o dano será pequeno; se você não cortar, a reação será tardia e o dano será grande." Portanto, é necessário lidar com pessoas poderosas. O rei Wu Liu Bi entrou em ação.

O Imperador Jing da Dinastia Han ordenou que "os ministros, príncipes e membros do clã discutissem separadamente". Ninguém se atreveu a se levantar e objetar, mas Dou Ying não concordou. Ele começou uma discussão com Chao Cuo e ficou rancoroso.

Depois de ouvir a notícia, o pai de Chao Cuo veio até Chang'an e se opôs à redução da vassalagem. Ele acreditava que "a família Liu está segura, mas a família Chao está em perigo". que Chao Cuo não pôde ser persuadido, ele finalmente tomou veneno e suicidou-se.

Depois que a ordem para reduzir o status de vassalo foi emitida, o rei Wu Liu Bi e outros sete príncipes e reis lançaram uma rebelião em nome da "Execução de Chao Cuo".

Justo quando Chao Cuo estava planejando a contra-rebelião do Imperador Jing da Dinastia Han, ele foi morto pelo enviado do Imperador Jing da Dinastia Han. Fui enganado em Dongshi. Chao Cuo não foi preso nem interrogado, foi executado em uniforme judicial e decapitado ao meio. Então, quem matou Chao Cuo?

O primeiro é Dou Ying, que planejou este incidente.

O segundo é Yuan Ang, ele é o executor.

Dou Ying recomendou Yuan An ao Imperador Jing da Dinastia Han, e Yuan An ofereceu um conselho ao Imperador Jing: "O plano atual é único em eliminar erros. Ele enviou enviados para perdoar o sete reinos de Wu e Chu e restaurá-los aos seus antigos lugares." , então as tropas podem ser derrotadas sem derramamento de sangue."

O Imperador Jing da Dinastia Han ficou em silêncio por um longo tempo antes de dizer: "Que tal Gu Cheng? Não gosto de uma pessoa para agradecer ao mundo." Então ele secretamente pediu a Yuan Ang que se preparasse sua bagagem e vai persuadir o rei de Wu a deter o exército.

A terceira parte foram os funcionários do tribunal chefiados pelo primeiro-ministro Tao Qing, o tenente Chen Jia e o tenente do tribunal Zhang Ou. Eles acusaram conjuntamente Chao Cuo. "Eu também quero dar a cidade a Wu, e eu sacrificarei meus ministros e ritos, o que é uma grande rebelião e imoralidade." Ele pediu ao Imperador Jing da Dinastia Han para executar Chao Cuo.

A quarta pessoa é o Imperador Jing da Dinastia Han. Ele respondeu apenas uma ao memorial para Chao Cuo A palavra - "pode".

O Imperador Jing da Dinastia Han era muito menos corajoso e talentoso que o Imperador Wen da Dinastia Han e o Imperador Wu da Dinastia Han. Ele inicialmente ficou assustado com a Rebelião dos Sete Reinos, e foi por isso que ele tomou uma decisão tão cruel e implacável. Então, por que tantos ministros incriminaram Chao Cuo?

Isso ocorre porque Chao Cuo era rigoroso, correto, exigente e cruel, e suas políticas foram implementadas no estilo legalista, então ele ofendeu muitas pessoas.

Embora Chao Cuo fosse leal à Dinastia Han, ele buscou o país em vez de sua própria vida, o que levou a este desastre assassino.

Após a morte de Chao Cuo, Deng Gong retornou da linha de frente e relatou seu trabalho ao Imperador Jing da Dinastia Han. Deng Gong apontou o erro do Imperador Jing da Dinastia Han:

"Chao Cuo estava preocupado que os príncipes fossem muito poderosos e incontroláveis, então ele pediu para derrubá-los para respeitar a capital, que beneficiaria o mundo para sempre. Quando o plano foi implementado, os soldados foram massacrados e os líderes internos foram mortos. As palavras de um ministro leal são usadas para vingar os príncipes, e as roubadas são para o bem de sua majestade.

O Imperador Jing, da Dinastia Han, também sentiu vergonha e suspirou: "Você é bom no que diz. Eu também odeio isso!"

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde