inicial > Conversa Histórica

De quem foi a ideia de sitiar Wei e salvar Zhao? (Quão poderoso foi o plano de Tian Ji para sitiar Wei e salvar Zhao?)

Wang Jianci 2022-12-26 frequência

Resumo:Muitas das expressões idiomáticas que foram transmitidas até hoje vêm de eventos famosos dos tempos antigos, e algumas foram transmitidas através dos tempos devido à sua grande influência. Qua

Quão poderosa é uma das trinta e seis estratégias de "cercar Wei e resgatar Zhao"? Tian Ji pode se tornar famoso em uma batalha?

Muitas das expressões idiomáticas que foram transmitidas até hoje vêm de eventos famosos dos tempos antigos, e algumas foram transmitidas através dos tempos devido à sua grande influência. E pode-se dizer que “cercar Wei e resgatar Zhao” atende a ambas as condições.

Após esta batalha, a posição do suserano da primeira geração de Wei foi substituída. Pang Juan tornou-se um conselheiro famoso e Tian Ji também se tornou um general poderoso no mundo. A batalha que ocorreu em “Cercando Wei e Resgatando Zhao” foi chamada de Batalha de Guiling.

Antecedentes

Durante o Período dos Reinos Combatentes, os príncipes competiram pela hegemonia e vários os países fizeram reformas para se tornarem mais fortes.Naquela época, o país onde várias reformas foram bem-sucedidas foi o estado de Wei, onde Li Kui estava localizado. Após as reformas de Li Kui, os aspectos políticos, econômicos, militares, humanísticos e outros do Estado de Wei melhoraram muito, ultrapassando em muito outros países.

No entanto, o poder de Wei atraiu a atenção de outros estados vassalos. Em 356 aC, os reis de Zhao, Qi, Song e Yan começaram a se reunir.

O objetivo é muito simples: evitar que Wei cresça, para que no final todos os países se tornem peixes no lago e sofram.

No entanto, a posição de Wei como hegemônico naquela época não foi em vão. Pouco tempo depois, a notícia da aliança entre vários países foi conhecida pelo Estado de Wei. Para evitar serem derrotados pelos países aliados, eles também tomaram medidas para resolver a crise.

A razão pela qual o Estado de Zhao provocou o ódio de outros países contra o Estado de Wei foi porque há dois anos, em 354 aC, eles atacaram o Estado de Wei, um estado subsidiário do Estado de Wei. isto, o Estado de Wei enviou tropas para ajudar o Estado de Wei.

O método adotado foi enviar tropas diretamente para cercar a capital do estado de Zhao.

Processo

Para se salvar, em 353 DC, Zhao começou a enviou enviados, foi a vários países em busca de ajuda, e os países que visitou incluíram Qi e Chu.

O rei do estado de Qi naquela época era o rei Wei de Qi. Ele era um líder famoso. Naquela época, ele pediu a opinião dos ministros sobre o assunto. No entanto, Zou Ji, o primeiro-ministro do Estado de Qi, acreditava que o Estado de Wei era poderoso demais para servir Zhao. O país ofendeu o senhor supremo.

No entanto, Duan Qianpeng, da mesma dinastia, tinha uma opinião diferente. Ele acreditava que seria possível para o rei Qi Wei vencer se enviasse tropas neste momento. Contanto que escolhesse o local certo e usasse atrasando as táticas, ele poderia derrotar o exército Wei.

Dessa forma, Wei teve tempo e oportunidade suficientes para atacar diretamente Handan, enquanto Qi poderia aproveitar a oportunidade para resgatar Zhao.

Então, o rei Wei de Qi também enviou um grande exército para fazer a paz com Song e Wei; Tian Ji foi enviado como general para resgatar Zhao.

O conselheiro militar de Tian Ji na época era Sun Bin, que mais tarde se tornou famoso em todo o mundo. As ideias de Sun Bin coincidiam com as de Duan Qianpeng, mas ele mudou sua estratégia. Novos locais de ataque foram pensados.

Ele acredita que embora Wei seja forte, Zhao também não é fraco. O lugar é Handan, o país de Zhao. A batalha de cerco já é difícil. Atacar um país será ainda mais difícil.

Porque se existe um templo ancestral nacional na capital, ele deve ser fortemente guardado, e a muralha da cidade deve ser muito alta e forte. Não é fácil atacá-lo e levará muito tempo .

Então, o estado de Wei atacou Handan com um grande número de tropas. Neste momento, Daliang, a capital do estado de Wei, mas é um momento de vazio. Portanto, Sun Bin sugeriu que o local do ataque de Qi fosse mudado para Daliang, capital de Wei.

No entanto, Sun Bin também sabia que Pang Juan não seria facilmente enganado e sugeriu que Tian Ji não atacasse a cidade diretamente, mas mudasse o local do ataque para Pingling do estado de Wei, porque embora Pingling seja pequeno, tem um amplo alcance., a população também é grande e é fácil de defender e difícil de atacar.

O que é mais importante é que Pingling é adjacente ao estado Song ao sul e ao estado Wei ao sul Norte. No caminho para o ataque, ele deve passar por um país chamado O lugar em Ichika. Enquanto isso acontecer, as estradas para o transporte de grãos ficarão cortadas, dando às pessoas a ilusão de que o general de Qi é um tolo, o que pode levar Wei Pang Juan a retirar as suas tropas.

Tian Ji confiava muito em Sun Bin e seguiu seu conselho e começou a atacar Pingling. No entanto, o terreno de Pingling tinha grandes vantagens. Ele foi derrotado repetidas vezes, e a impressão de um tolo tornou-se cada vez maior. mais popular.

Resultados

Mas Sun Bin não colocou todos os pesos em Pingling. Ele também enviou outras tropas para atacar Daliang diretamente.

Desta forma, a impressão original de "general idiota" foi adicionada à raiva do país sitiado. Considerando que o general de Qi era um tolo, Pang Juan pegou seus homens e voltou correndo com confiança.

Como resultado, Sun Bin ficou ainda mais poderoso. Ele fez Tian Ji correr e perder coisas, permitindo que Pang Juan continuasse a aprofundar a impressão de que ele era uma pessoa incompetente.

Pang Juan, que subestimou o inimigo, até trouxe apenas armas leves para Daliang. Como resultado, ele foi atraído por Tian Ji Quando eles chegaram, Sun Bin liderou a força principal para estabelecer um cerco em Guiling e, finalmente, Pang Juan foi capturado.

Porque nesta batalha, Sun Bin evitou o real e atacou os fracos, atacando e resgatando o inimigo, ele criou a tática de "cercar Wei e resgatar Zhao", que era também usado em gerações posteriores, amplamente divulgado e aplicado.

Análise

A razão pela qual esta batalha permaneceu famosa ao longo dos tempos é porque Qi Todas as forças do país cooperam e confiam umas nas outras. O rei Wei de Qi era bom em aceitar conselhos. Ele acreditou nos conselhos de seus ministros e enviou um grande exército para lutar, o que lhe deu uma chance de vitória.

Quanto a Sun Bin, o chamado estrategista, ele usou sua inteligência para persuadir os generais a confiar nele e a adotar suas próprias táticas.

Como general, Tian Ji também era bom em aceitar conselhos e confiava nos métodos de Sun Bin. Ao mesmo tempo, ele também era bom em lutar. Os dois cooperaram tacitamente, aproveitando as fraquezas um do outro, identificando a psicologia do outro, e venceu a batalha. Grande guerra.

Um se torna um general que será famoso ao longo dos tempos, e o outro se torna um conselheiro militar que será lembrado ao longo dos tempos. Eles se complementam.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde