inicial > Conversa Histórica

Conquistas do ganhador do Prêmio Nobel Tu Youyou (a descoberta da artemisinina por Tu Youyou e sua contribuição para o mundo)

Xie Gengshu 2022-12-31 frequência

Resumo:Tu Youyou ganhou o Prémio Nobel porque ela e os membros da sua equipa descobriram com sucesso a artemisinina e, nos últimos 50 anos, a artemisinina salvou pelo menos milhões de vidas em todo o mund

Primeiro Prêmio Nobel de Medicina da China! Qual foi a contribuição da descoberta da artemisinina para a humanidade?

Embora o Prêmio Nobel tenha uma história de mais de 100 anos desde a sua criação, poucos chineses ganharam o Prêmio Nobel durante esses mais de 100 anos, porque ao longo dos anos, a julgar pela lista dos vencedores, eles são principalmente de países ocidentais.

Então, quem foi o primeiro chinês a ganhar o Prêmio Nobel? Você pode mencionar o famoso físico Tsung-Dao Lee, mas na verdade, quando Tsung-Dao Lee ganhou o Prêmio Nobel em 1957, ele não era mais cidadão chinês.

Portanto, a rigor, o primeiro chinês a ganhar um Prémio Nobel como cidadão chinês foi, na verdade, Tu Youyou, um farmacologista chinês que ganhou o Prémio Nobel de Medicina em 2015.

Então, por quais grandes conquistas científicas Tu Youyou ganhou o Prêmio Nobel de Medicina?

Tu Youyou ganhou o Prêmio Nobel porque ela e os membros de sua equipe descobriram com sucesso a artemisinina e, nos últimos 50 anos, a artemisinina salvou o mundo por pelo menos milhões de anos. Prêmio Nobel de Medicina por suas excelentes descobertas e contribuições notáveis ​​para a humanidade.

Então, o que é artemisinina? A artemisinina é um componente encontrado na Artemisia annua. Esta é uma planta verde muito comum na natureza.

Já na Dinastia Jin Oriental, há registros sobre isso e, no processo de tratamento da antiga medicina chinesa, Artemisia annua foi mencionada muitas vezes. A partir disso, podemos ver que meu país usa Artemisia annua para tratar A doença tem uma história de milhares de anos.É claro que a descoberta da artemisinina por Tu Youyou também está relacionada aos antigos clássicos da medicina chinesa.

A principal função da artemisinina é tratar a malária. É de longe o medicamento específico mais eficaz no tratamento da malária.

O que é malária? Esta é uma doença infecciosa transmitida por insetos. Estudos descobriram que a malária apareceu já na fase evolutiva dos humanos primitivos. Pode-se dizer que esta terrível doença infecciosa acompanhou toda a história evolutiva da humanidade.

E até meados do século XX, os humanos basicamente não tinham tratamento eficaz para a malária. , porque os mosquitos são um dos principais vectores de transmissão da malária, a malária é mais prevalente em África, no Sudeste Asiático e noutras regiões.

Portanto, após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Organização Mundial da Saúde lançou uma campanha para prevenir e erradicar a malária, na esperança de que cientistas relevantes pudessem encontrar um medicamento específico.

Embora nessa altura a República Popular da China tivesse acabado de ser fundada e muitas indústrias nacionais estivessem num estado de desenvolvimento inexplorado, o nosso país ainda estabeleceu um grupo de trabalho especial para realizar investigação sobre medicamentos específicos contra a malária.

Tu Youyou foi nomeada líder da equipe de pesquisa em 1969. Seu trabalho principal era consultar a farmacopéia tradicional para encontrar formas de tratar a malária.

Posteriormente, por meio de triagem adicional, a equipe de Tu Youyou identificou mais de 60 medicamentos fitoterápicos chineses e iniciou novas pesquisas. Após pesquisas e testes de drogas, a artemisinina foi finalmente isolada da Artemisia annua em novembro de 1971;

E através de ensaios clínicos, o efeito da artemisinina na malária foi confirmado, e um grande número de resultados experimentais Todos mostraram que a artemisinina é 100% eficaz no tratamento da malária. Sabe, isso era algo impensável na época.

Depois de muitos anos de mais experimentos e pesquisas, finalmente, a partir de 1981, a artemisinina descoberta por cientistas chineses foi promovida para o mundo e logo ganhou reconhecimento global e, mais tarde, junto com a melhoria do nível médico.

Em 2006, a terapia com ACTs à base de artemisinina foi atualizada, sendo atualmente a terapia mais eficaz contra a malária.

Pode-se dizer que sem a descoberta da artemisinina, ainda haveria Um grande número de pessoas sofrendo da malária, e devido às descobertas feitas pela equipa de Tu Youyou, alguns países alcançaram com sucesso “zero malária”.

Quanto ao nosso país, há 80 anos, havia pelo menos 30 milhões de pessoas infectadas com malária no nosso país. No entanto, devido à descoberta de Tu Youyou, o nosso país já eliminou a malária no país, e poucos as pessoas estão infectadas novamente.

Antes de Tu Youyou ganhar o Prêmio Nobel, desde que a terapia com artemisinina da China foi disponibilizada ao mundo em 1981, em meio século, 240 milhões de pessoas só na África do Sul se beneficiaram dela. A terapia com artemisinina, costumava tratar a malária.

De uma perspectiva global, há bilhões de pessoas que se beneficiam dela. Naturalmente, é evidente o quanto a artemisinina contribuiu para a humanidade.

Então, por que tão poucos chineses ganham prêmios Nobel?

Até agora, um total de 11 pessoas na China ganharam o Prêmio Nobel. No entanto, com exceção de Tu Youyou e Mo Yan, os outros vencedores chineses são na verdade chineses ou de ascendência chinesa. Não pertencem a chineses nacionalidade.

Então, é verdade que o Prémio Nobel "discrimina" o povo chinês e exclui deliberadamente os cidadãos chineses de ganhar o prémio quando o atribui?

Por um lado, é porque o desenvolvimento tecnológico da China ficou muito tempo atrás dos países ocidentais nos tempos modernos.

Especialmente durante os tempos difíceis, muitos talentos notáveis ​​da pesquisa científica também foram para o exterior. Somente com a fundação da Nova China é que a pesquisa em vários campos começou a ser restabelecida. Portanto, havia de fato uma lacuna entre o passado e os países ocidentais.Portanto, há muito poucos chineses no Prêmio Nobel.

Por outro lado, a ideologia do Oriente é diferente da do Ocidente, e o foco de muitas disciplinas Também é diferente. Isto também leva ao facto de o próprio Prémio Nobel ser dominado pelos ocidentais. Naturalmente, é ainda mais difícil para o povo chinês ganhar o prémio.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde