inicial > Conversa Histórica

Razões pelas quais o estado não desenvolve o Mausoléu de Qianling (quando o estado planeja desenvolver o Mausoléu de Qianling)

Zheng Lingcong 2023-01-11 frequência

Resumo:No entanto, entre os dezoito túmulos imperiais, dezessete foram roubados e apenas um Mausoléu de Qianling foi preservado intacto. Este Mausoléu de Qianling é o túmulo conjunto do Imperador Gaozo

Os imperadores dos tempos antigos construíam para si um luxuoso mausoléu antes de morrer e enterravam nele um grande número de tesouros preciosos, para que pudessem desfrutar da glória e da riqueza de sua vida no submundo.

Por esta razão, os antigos túmulos imperiais tornaram-se alvo de ladrões de túmulos. Até os arqueólogos modernos estão muito interessados ​​em túmulos imperiais.

Isso ocorre porque há muitas coisas boas enterradas nas tumbas imperiais, e qualquer escavação de qualquer uma delas será uma descoberta arqueológica notável. No entanto, o país agora proíbe a escavação de tumbas imperiais, então os arqueólogos só podem pensar que é impossível escavar realmente tumbas imperiais.

Para evitar que o mausoléu imperial fosse roubado, os antigos imperadores quebraram a cabeça, exceto no Além das punições severas estipuladas na lei para ladrões de tumbas, grandes esforços foram feitos no método de construção da tumba, e grande ênfase é colocada na função anti-roubo da tumba.

Mas há um ditado que diz que é mais fácil destruir do que construir. Não importa quão fortes sejam as antigas tumbas imperiais, os ladrões de tumbas farão o possível para quebrá-las.

Por exemplo, durante a Dinastia Tang, os túmulos imperiais daquela época eram basicamente "cortados em montanhas para formar mausoléus" e foram construídos de forma muito sólida. No entanto, apesar disso, ainda era difícil evitar ser roubado .

O poder nacional da Dinastia Tang era forte e os túmulos do imperador foram todos construídos nas montanhas. Os projetos eram enormes e majestosos. Esses túmulos imperiais estavam concentrados na área de Guanzhong. Um total de dezenove imperadores foram enterrados aqui. , então eles eram conhecidos coletivamente como as "Dezoito Tumbas da Dinastia Tang".

No entanto, dezessete dos dezoito túmulos imperiais foram roubados e apenas um Mausoléu de Qianling foi bem preservado. Este Mausoléu de Qianling é o túmulo conjunto do Imperador Tang Gaozong Li Zhi e da Imperatriz Wu Zetian.

Esta é também a razão pela qual a área de Guanzhong é chamada de "Dezoito Tumbas da Dinastia Tang", apesar do fato de dezenove imperadores terem sido enterrados lá.

A vantagem de construir um mausoléu a partir de uma montanha é que, além de fazer o mausoléu parecer mais magnífico , a função mais importante é Anti-roubo.

Quando o tamanho do mausoléu atinge um certo nível, é realmente muito difícil encontrar a entrada do mausoléu. Por exemplo, o Mausoléu de Qianling foi roubado muitas vezes na história, mas a localização da entrada da tumba nunca foi descoberta.

No final da Dinastia Tang, Huang Chao mobilizou 400.000 soldados para escavar o Mausoléu de Qianling. Como resultado, a entrada do Mausoléu de Qianling não foi encontrada após um longo tempo de escavação, deixando um " Vale Huangchao" com mais de 40 metros de profundidade no lado oeste do pico principal da montanha Liangshan. "Depois disso, Huang Chao finalmente não teve escolha a não ser desistir.

Mais tarde, durante o período das Cinco Dinastias, Wen Tao, o governador de Chongzhou na Dinastia Liang Posterior, organizou um exército para escavar todos os mausoléus imperiais da Dinastia Tang. "Todos os mausoléus da Dinastia Tang. dentro de seu território devem ser escavados e o ouro e os tesouros escondidos nele devem ser recuperados."

Somente o Mausoléu de Qianling não pode ser exposto ao vento e à chuva." Wen Tao disse ao mundo exterior que era porque choveu assim que o Mausoléu de Qianling foi cavado, e ele pensou que Deus não lhe permitiu cavar o Mausoléu de Qianling. Na verdade, foi porque o Mausoléu de Qianling era muito sólido e ele não conseguiu cavá-lo.

Nos primeiros anos da República da China, havia um senhor da guerra em Shaanxi chamado Sun Lianzhong. Ele pode ter visto seu irmão Sun Dianying roubar a Dinastia Qing. Dongling pegou muitos tesouros, então ele também adotou a ideia de Qianling.

Então Sun Lianzhong liderou seus homens para uma estação em Qianling e depois seguiu o exemplo de Sun Dianying e aproveitou a oportunidade para escavar Qianling em nome do exercício. Ele não apenas despachou uma divisão de tropas, mas também usou explosivos Como resultado, ele ficou ocupado por uma semana. Não consegui encontrar a entrada do Mausoléu de Qianling, então tive que voltar frustrado.

Foi somente em 1958 que vários agricultores locais dispararam canhões e extraíram pedras da montanha e descobriram acidentalmente a entrada do Mausoléu de Qianling.

Depois de ouvir a notícia, os arqueólogos locais ficaram em êxtase, pois acreditavam que, como a entrada do Mausoléu de Qianling havia sido descoberta, o próximo passo seria escavar oficialmente o Mausoléu de Qianling.

Por esta razão, especialistas em arqueologia compilaram rapidamente um "Plano de Escavação da Tumba de Qianling" e rapidamente o enviaram à Administração Estatal do Patrimônio Cultural, aguardando aprovação antes de escavar.

Naquela época, o Instituto Arqueológico de Shaanxi havia estabelecido o "Comitê de Escavação de Qianling" e acreditava que desde o entrada de Qianling Foi descoberto, então é lógico escavar o Mausoléu de Qianling.

No entanto, o resultado os decepcionou, porque o primeiro-ministro Zhou deu pessoalmente a instrução no "Plano de Escavação de Qianling" de que "não podemos terminar uma coisa boa e este assunto pode ser deixado para as gerações futuras concluírem".

É por esta razão que Qianling, que passou por milhares de anos de altos e baixos, conseguiu sobreviver.

Logo depois, o estado também emitiu um aviso de emergência aos departamentos de proteção de relíquias culturais em vários lugares, solicitando que "os túmulos dos imperadores em todo o país não sejam escavados por enquanto", portanto o trabalho de escavação de o Mausoléu de Qianling chegou ao fim.

Então, por que o país decidiu interromper a escavação dos túmulos do imperador? Isso tem muito a ver com a escavação arqueológica do Mausoléu Ming Dingling, há dois anos.

Entre 1956 e 1957, sob o conselho de um grande número de especialistas e acadêmicos famosos, o país decidiu para Dingling Tomb da Dinastia Ming foi escavado. Esta escavação arqueológica revelou muitas relíquias culturais que chocaram o mundo e deram um contributo extremamente importante para o estudo da história e da cultura da Dinastia Ming.

Mas as perdas também foram enormes. Como o trabalho de proteção das relíquias culturais não estava em vigor, muitas relíquias culturais foram irreparavelmente danificadas logo após serem desenterradas. Pode-se dizer que foi um enorme desastre na história da proteção de relíquias culturais.

É precisamente porque as lições das Tumbas Ming Dingling foram tão dolorosas que os arqueólogos desde então se tornaram particularmente cautelosos na escavação de tumbas imperiais. Antes que um grande avanço na tecnologia de proteção de relíquias culturais seja alcançado, tornou-se consenso de todos os arqueólogos parar a escavação de tumbas imperiais.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde