inicial > Conversa Histórica

Sexta viagem de Zhuge Liang a Qishan Onde está Qishan (onde está Qishan agora)

Zhao Haozhi 2023-02-06 frequência

Resumo:A montanha Qishan está localizada no nordeste do atual condado de Li, na província de Gansu, e na parte sul da montanha Liupan. Este lugar relativamente discreto hoje era um lugar imperdível para

A Expedição Norte de Zhuge Liang “amou” a Estrada Qishan.

Entre as cinco Expedições do Norte de Zhuge Liang, duas foram na direção de Qishan.

Como resultado, a literatura posterior usou diretamente "seis partidas de Qishan" para se referir à Expedição do Norte de Zhuge Liang.

Então, o que há de tão especial na Montanha Qishan?

Ambas as partes consideram a montanha Qishan como a primeira prioridade

A montanha Qishan está localizada no nordeste do atual condado de Li, província de Gansu, e na seção sul da montanha Liupan .

Este lugar relativamente discreto hoje foi uma vitória obrigatória para Wei e Shu durante os Três Reinos ponto final.

Muito antes da Expedição do Norte de Zhuge Liang, o Estado de Wei atribuía grande importância a Qishan.

O imperador Wei Ming disse uma vez: O falecido imperador estabeleceu Hefei no leste, Xiangyang no sul e Qishan no oeste. Os ladrões frequentemente vinham e quebravam sob as três cidades, então a terra deve ser lutada. .

Hefei e Xiangyang foram usados ​​para defender Soochow, mas Qishan foi usado para defender Shu Han.

Parece que Zhuge Liang não precisa ser "lembrado". Já antes de sua Expedição ao Norte,Cao Pi já considerava Qishan o primeiro ponto de defesa contra Shu.

Apesar disso, Zhuge Liang ainda "preferia" a direção de Qishan durante sua Expedição ao Norte. Durante sua Expedição ao Norte, ele assumiu a direção de Qishan com mais frequência.

O que há de tão especial na Montanha Qishan?

Rota de marcha relativamente fácil

Ao rejeitar a "Estratégia do Vale Ziwu" de Wei Yan, Zhuge Liang disse que queria "tomar o Longyou de uma maneira fácil".

Devido à obstrução das montanhas Qinling, Zhuge Liang queria participar da Expedição do Norte e havia apenas algumas rotas para escolher entre ida e volta.

Entre elas, Sanguan-Gudao é a estrada principal que é popular desde os tempos antigos.

Cao Cao seguiu esse caminho quando atacou Zhang Lu.

No entanto, esta estrada foi danificada por Cao Cao e é difícil passar sem grandes reparos.

Os antigos chamavam a Estrada Baoxie no leste de "o vale está bloqueado e há risco de plágio no transporte", por isso os comerciantes não se atreviam a ir até lá.

Quando Cao Cao entrou novamente em Hanzhong e lutou contra Liu Bei, ele seguiu o caminho do elogio.

Cao Cao chamou a "Caverna de Pedra das Quinhentas Milhas" de muito difícil de navegar.

Quanto à estrada que Cao Cao não se atreveu a escolher naquela época, as condições eram ainda mais difíceis e difíceis de ultrapassar.

Em contraste, embora a estrada Qishan de Yangpingguan a Qishan também passe pelas montanhas Longnan com altas montanhas e vales profundos, as condições ainda são muito melhores do que as estradas anteriores.

Portanto, Zhuge Liang acreditava que este era um "caminho franco".

É relativamente fácil resolver o problema de abastecimento

A fronteira de Shu contra Wei é Hanzhong.

No entanto, como Cao Cao levou a população com ele quando deixou Hanzhong, Hanzhong estava em declínio e a agricultura só poderia aliviar o problema de alimentos e grama para a guarnição.

Para a Expedição Shu do Norte, os principais materiais logísticos tiveram que ser transportados de Xichuan.

Tomar a rota terrestre, primeiro cruzando a montanha Daba até Hanzhong e depois cruzando as montanhas Qinling, é extremamente caro.

Ao atacar na direção da montanha Qishan, o transporte aquático pode ser usado.

O rio Han Ocidental flui de Tianshui ao sul, através da montanha Qishan ao norte e ao leste do condado de Li, até se fundir com o rio Jialing.

Durante a Dinastia Han Oriental, canais e navegação foram abertos aqui.

Portanto, ao atacar na direção de Qishan, o exército Shu Han pode usar o rio Jialing e o transporte aquático da Dinastia Han Ocidental para melhorar significativamente a eficiência do transporte.

É claro que Qishan tem 80.000 famílias e sua agricultura também é boa. As operações do exército Shu aqui podem resolver parte do problema de alimentos e pastagens no local.

Pior ainda.

Se a Expedição do Norte do Exército Shu-Han prosseguir sem problemas e controlar Qishan, Shanggui e Estradas Velhas, então o Exército Shu só precisará de 160 quilômetros de transporte terrestre para conectar o Rio Jialing ao Rio Weishui, o que aliviará enormemente a “dificuldade da Estrada Shu” e o seu impacto na Expedição do Norte.

Propício para a realização da intenção de Zhuge Liang

A intenção de Zhuge Liang é "levar Longyou a um nível".

Após as rebeliões de Dong Zhuo e Li Jue, a área de Guanzhong ficou exausta. A guarnição do exército Wei em Guanzhong foi limitada e tropas em grande escala tiveram que ser mobilizadas de Luoyang.

O exército Wei na área de Longyou é menor que o exército Shuhan, e a principal rota de reforço do O exército de Wei é relativamente longo.

Ao mesmo tempo, a batalha entre Longyou e Guanzhong foi bloqueada por Longshan, tornando a estrada difícil de percorrer e fácil de defender, mas difícil de atacar.

Portanto, Zhuge Liang tentou bloquear a força principal do exército Wei, assumindo primeiro o controle de Jieting e outros lugares, de modo a derrotar os fracos e pacificar Longyou.

Assim que Longyou for capturado e bloqueado por Longshan, o exército Shu terá as condições geográficas para "separar Longyou".

Longyou é uma terra produtora de trigo que pode sustentar o exército Shu.

Longyou também é a melhor terra para produção de cavalos do mundo, e o exército Shu pode usar isso para melhorar sua desvantagem militar.

Portanto, tomar primeiro Longyou, depois Guanzhong e depois as Planícies Centrais são as etapas básicas do plano de Zhuge Liang.

Tomar a Estrada Qishan é a distância mais distante da força principal do exército Wei e a mais próxima de pontos-chave como Shanggui e Jieting. Isso ajudará o exército Shu a ocupar um terreno favorável para bloquear a força principal. do exército Wei e perceber a intenção de Zhuge Liang.

A montanha Qishan, devido à sua localização geográfica especial, tornou-se um ponto-chave ao qual ambos os lados atribuíam grande importância naquela época.

Durante a primeira Expedição do Norte de Zhuge Liang, devido à falta de preparação do exército Wei, o exército Shu esteve perto de concretizar o seu plano estratégico.

Infelizmente, Zhuge Liang não conseguiu aproveitar a oportunidade. Depois que o pavilhão da rua foi perdido, sua tentativa de bloquear a força principal do exército Wei em Longshan foi em vão.

Depois disso, quando Zhuge Liang fez outra Expedição ao Norte, ele quase relutou em fazê-lo.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde