inicial > Emoções psicológicas

A diferença entre ser sábio e tolo e ser realmente estúpido (o estado mais elevado de pessoas inteligentes fingindo ser estúpidas)

Kashiwa Yukin 2022-03-17 frequência

Resumo:Não há diferença de desempenho entre os dois, então eles são “ruoyu”. A diferença é cognitiva. Dazhi Ruoyu é alguém que toma a iniciativa de escolher a “tolice” depois de ver a ess

O que é "grande sabedoria, mas tolice"? A explicação dada em "Etimologia" é: "A inteligência é muito elevada, mas não aguçada, o coração é inteligente, mas superficialmente parece estúpido."

Essas pessoas inteligentes com grande sabedoria na história, Eles muitas vezes são sábios e tolos. Para se protegerem, esperarem por oportunidades e mostrarem suas ambições, eles ocultarão deliberadamente seus talentos ou até mesmo fingirão que são loucos.

Por exemplo, Sun Bin escapou por " fingindo ser louco" A armação de Pang Juan, a "venda" de Liu Bei para evitar a vantagem afiada de Cao Cao, são todos "grande sabedoria, mas tolice".

De modo geral, pessoas realmente inteligentes geralmente têm as três características a seguir. Elas parecem estúpidas, mas na verdade são "sábias, mas tolas"; pessoas verdadeiramente sábias geralmente têm essas três características. Você as tem?

1. Bom em escolher

Na vida real, existe esse tipo de pessoa. Elas geralmente parecem muito comuns, até um pouco estúpidas. Muitas vezes cometem erros em pequenas coisas e suas habilidades parecem medianas. Mas em momentos importantes na vida ou em outros momentos críticos, eles sempre podem fazer a escolha certa, dando às pessoas uma sensação de boa sorte.

Mas, na verdade, esse tipo de pessoa não confia na sorte, mas sim em si mesma inteligência.Uma pessoa que sempre consegue fazer a escolha certa em momentos críticos é uma pessoa sábia e tola.

Todos nós sabemos que a escolha é maior que o esforço, especialmente as principais escolhas da vida. Contanto que você faça as escolhas certas, você pode obter o dobro do resultado com metade do esforço, e o sucesso não é difícil. E se você não é bom em escolher, ou sempre faz escolhas erradas, quanto mais você trabalhar, mais confuso ficará, e quanto mais trabalhar, mais longe estará do sucesso.

Embora pessoas inteligentes que são "tão sábias quanto tolas" possam parecer um pouco estúpidas e não serem tão eloquentes e versáteis como algumas pessoas, essas pessoas tendem a ter uma visão geral melhor e a ver os problemas de forma mais profunda e duradoura. -termo, portanto, e tornar-se mais objetivo e racional ao fazer escolhas.

2. Saiba como mostrar fraqueza< /p>

Pessoas que são verdadeiramente "sábias, mas tolas" muitas vezes entendem os benefícios de mostrar fraqueza e são boas em superar a força com suavidade e derrotar os fortes com os fracos, em vez de tentarem ser fortes em todos os lugares. Eles sempre parecem humildes quando se dão bem com os outros, por isso muitas vezes podem conquistar boas opiniões. Ser popular também lhe poupará muitos problemas desnecessários e você não criará inimigos facilmente.

Portanto, saber demonstrar fraqueza não é covardia, mas uma forma inteligente de se proteger.

Pelo contrário, algumas pessoas que se acham inteligentes preferem mostrar sua força e se preocupar com tudo. Querem ter vantagem em tudo e não sabem mostrar fraqueza ou ceder. Como todos sabem, o mais forte entre os mais fortes é o mais forte entre os mais fortes. Se você insistir em tentar vencer, mais cedo ou mais tarde você vai bater em uma parede e até levar um golpe sangrento. Você pode parecer inteligente, mas na verdade é inteligente mas mal compreendido.

Além disso, você deve saber demonstrar fraqueza e também cuidar da sua boca. Não pense apenas em exibir suas palavras, caso contrário você acabará falando demais e criando problemas para você mesmo.

3. Viva o momento

Algumas pessoas vivem no passado e ficam presas em memórias, e algumas pessoas fantasiam sobre o futuro e têm sonhos irrealistas, mas as pessoas verdadeiramente "sábias como tolas" sabem como viver no presente. Elas não se preocupam com o passado nem ficam obcecados com o futuro. Eles sabem que o passado é passado e não pode ser desfeito.

Quanto ao futuro, ele ainda não chegou e é impossível de prever. Você pode dizer que eles “funcionam o relógio todos os dias como um monge”, mas você não sabe que para os monges, tocar bem o relógio todos os dias já é uma coisa rara e uma espécie de felicidade.

Zeng Guofan disse uma vez: "Não dê as boas-vindas ao futuro, não mexa com o presente e não ame o passado." Pessoas verdadeiramente inteligentes tendem a se concentrar em viver no presente e não tudo bem no presente. Aproveite cada pedacinho de felicidade no momento. Não importa o que os de fora pensem, viver bem sua vida agora é a última palavra.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde