inicial > Conversa Histórica

O significado da história da redenção de Zigong (quais princípios e revelações a redenção de Zigong nos conta)

Feng Wanpu 2023-03-20 frequência

Resumo:Certa vez, o discípulo de Confúcio, Zigong (Duanmuci), resgatou um homem Lu no exterior, mas recusou-se a aceitar a compensação estatal depois de voltar para casa. Quando Confúcio descobriu, dis

Zilu recebeu um boi e dez mil pessoas praticaram boas ações; Zigong redimiu seu povo e dez mil pessoas temeram boas ações:

p>

Capítulo 2 do Tao Te Ching: Todos no mundo sabem que a beleza é bela, mas isso é mau.

Então como entender: todo mundo sabe que a beleza é bela, mas isso é mau?

Se plantarmos sementes bonitas nos corações das pessoas em todo o mundo, então comportamentos desagradáveis ​​aparecerão nas pessoas em todo o mundo.

Por outro lado, se plantarmos as sementes da feiúra nos corações das pessoas em todo o mundo, então bons comportamentos aparecerão nas pessoas em todo o mundo.

Isso é o que os taoístas chamam de "regra da inação": "Conheça o homem, proteja a mulher", "Saiba o que existe, use o que não existe".

Hoje vamos falar sobre Zi Gong e Zi Lu, dois dos discípulos mais orgulhosos de Confúcio.

Zilu recebeu uma vaca

Certa vez, Zilu resgatou um homem do rio. A família deu a Zilu uma vaca como recompensa e Zilu realmente aceitou. Saiu.

Depois que todos no mundo souberam disso, todos riram de Zilu, dizendo que, como discípulo direto de Confúcio, você ainda poderia ter esse comportamento de avareza. Não foi nada especial!

Quando Confúcio descobriu, elogiou Zilu e disse: "Você fez a coisa certa. De agora em diante, todos estão dispostos a salvar pessoas."

Depois, todos fizeram coisas boas. Aqueles que aceitaram recompensas não sentiram que havia nada de errado, e aqueles que não aceitaram recompensas também ficaram muito felizes em seus corações, porque estavam convencidos de que haviam feito uma grande boa ação, ainda mais do que um homem sábio como Zilu.

Zi Lu conquistou que todos não fossem maus ao abrir mão de sua boa reputação.

Zigong resgatou pessoas

Naquela época, o estado de Lu tinha De acordo com uma lei, as pessoas do estado de Lu tornavam-se escravas no exterior.Se alguém puder resgatá-los, eles podem reembolsar o resgate do tesouro nacional. Certa vez, o discípulo de Confúcio, Zigong (Duanmuci), resgatou um homem Lu no exterior, mas recusou-se a aceitar a compensação estatal depois de voltar para casa.

Quando Confúcio descobriu, ele disse: "Zigong fez algo errado. De agora em diante, o povo de Lu não resgatará mais escravos de outros países. Receber compensação do Estado não prejudicará seu caráter; mas se não receberem compensação, ninguém no estado de Lu resgatará seus compatriotas que morreram.”

Como esperado, depois que todos ouviram sobre esse incidente, eles não estavam mais dispostos a resgatar escravos ativamente, porque fazendo isso A questão de praticar boas ações para salvar escravos foi promovida por Zigong, um homem rico de segunda geração, a um nível que ninguém mais pode imitar.

Zigong fez uma boa ação com seu próprio dinheiro e deveria ter sido considerado um exemplo moral. Por que o Mestre o criticou? O erro de Zigong foi elevar os padrões morais que todos poderiam alcançar a um nível que está além do alcance da maioria das pessoas.

Isso faz com que muitas pessoas evitem redimir outras pessoas. A moralidade que vai contra o bom senso e a natureza humana é a coisa mais maligna do mundo.

Se você elevar o padrão de moralidade infinitamente, ou tratar a moralidade pessoal como moralidade pública, ambas as abordagens levarão apenas a um resultado, que é embaraçar a moralidade e fazer as pessoas comuns mudarem de cor quando ouvem a moralidade, e depois tornar-se moralmente inferior. E vá!

Pode-se dizer que Zigong usou seu bom nome para destruir o direito de todos de fazer coisas boas.

É muito benevolente ser rico, mas não é benevolente; é porque o céu e o a terra não é benevolente e todas as coisas são como cães estúpidos.

Ser muito gentil não é bom, porque o santo é cruel e trata as pessoas comuns como cães estúpidos.

É precisamente porque não foram feitas boas ações que temos a oportunidade de fazer boas ações.

Somente quando os santos pegarem a enorme panela preta, as pessoas comuns terão comida deliciosa em suas pequenas panelas. É por isso que Zhuangzi disse: Enquanto o santo não morrer, não haverá mais ladrões.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde