inicial > Conversa Histórica

A China participou da Primeira Guerra Mundial? (Qual o papel que a China desempenhou na Primeira Guerra Mundial?)

Zou Fangqi 2022-07-23 frequência

Resumo:participou. Em 28 de julho de 1914, o Império Austro-Húngaro entrou em guerra contra a Sérvia e estourou a Primeira Guerra Mundial. Naquela época, a China estava sob o domínio do Governo Beiyan

Em 28 de julho de 1914, o Império Austro-Húngaro entrou em guerra contra a Sérvia e estourou a Primeira Guerra Mundial. Naquela época, a China estava sob o domínio do Governo Beiyang, que inicialmente anunciou a chamada "neutralidade" e, em 14 de agosto de 1917, declarou estado de guerra com a Alemanha e a Áustria.

Todos sabem que o nosso país não enviou tropas para participar na Primeira Guerra Mundial, mas como país participante, quantos benefícios “ganhou” depois da guerra?

Hoje em dia, quando as pessoas mencionam a Primeira Guerra Mundial, sempre pensam no enfurecedor “Tratado de Paz de Versalhes”. O representante chinês finalmente recusou-se a assinar o tratado de paz. Na verdade, a China obteve muitos benefícios ao participar na Primeira Guerra Mundial. Algumas pessoas tinham previsto isto antes de a guerra ser declarada.

Liang Shiyi, que era o Secretário-Geral do Gabinete Presidencial na época, disse a Yuan Shikai: "A Alemanha e a Áustria são pequenos inimigos de um grande inimigo, e o resultado da guerra será difícil de derrotar.

Na minha opinião, é melhor compreender que declarar guerra à Alemanha e cortar relações diplomáticas será de grande benefício para o futuro do país, ganhando uma posição nas negociações de paz." Naquela época, o Japão se opôs fortemente à participação da China na guerra.

Uma razão importante pela qual o Japão se opõe à participação da China na guerra é que teme que o governo Beiyang envie tropas para atacar as tropas alemãs estacionadas na Baía de Jiaozhou, o que prejudicará seriamente a tentativa do exército japonês de capturar O Japão e depois controlar Shandong. Isto obviamente não conduz à invasão da China pelo Japão.

Naquela época, o ministro das Relações Exteriores do Japão, Kato Takaaki, também defendeu o governo Beiyang: "Isso é para manter a paz no Leste Asiático para sempre. Ele não tem ambição de ocupar terras e expressa sinceramente amizade para China. Espero profundamente que o governo chinês confie sinceramente no Japão." O governo tem a sorte de ter discussões honestas entre si quando enfrenta problemas."

Na verdade, durante a Guerra Mundial Eu, os Aliados, recrutei um grande número de trabalhadores chineses na China, que serviram como cules no campo de batalha. Havia pelo menos 300.000 trabalhadores chineses. Fornecer vários apoios às Potências Aliadas, como transporte de projéteis de artilharia, construção de fortificações, etc.

Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a China retomou as concessões alemã e austríaca em Tianjin e Hankou. Os representantes chineses também garantiram uma moratória de 5 anos sobre o reembolso da indenização do Boxer e nenhuma cobrança de juros.

Ao mesmo tempo, todas as reparações de guerra à Alemanha e à Áustria nas Reparações dos Boxers foram abolidas. Só as reparações a estes dois países totalizaram 130 milhões de taéis de prata.

Ao mesmo tempo, devido à eclosão da Revolução de Outubro na Rússia, as reparações à Rússia também foram reduzidas em 30%. Se todas as compensações, privilégios, etc. forem contados em conjunto, o equivalente em dinheiro é de pelo menos 250 milhões de taéis de prata.

O que vale mais a pena mencionar é que devido à eclosão do "Movimento de 4 de Maio", o governo Beiyang evitou a passividade diplomática e recusou-se a assinar o "Tratado de Paz de Versalhes".

Através da subsequente Conferência de Washington, a China e o Japão assinaram o "Regulamento sobre a Resolução dos Casos Sem Censura de Shandong" e o "Acordo sobre os Detalhes do Caso Lu", conseguindo a recuperação condicional de Qingdao.

Na situação geral, a China não recebeu tratamento igual na Conferência de Paz de Paris e não conseguiu atingir os objectivos originalmente estabelecidos.

No entanto, a China revogou todos os tratados desiguais com a Alemanha ao participar na guerra, estabelecendo um precedente para a China moderna abolir os privilégios impostos à China pelo imperialismo.

Ao mesmo tempo, o pagamento da Indenização do Boxer é suspenso ou adiado, o que reduz enormemente o fardo da população e contribui para a recuperação da economia nacional. Ao participar na Conferência de Paz de Paris, a China também compreendeu a verdade de que a força é tudo para ter o seu lugar no cenário mundial.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde