inicial > Conversa Histórica

Dez poemas selecionados de Su Shi (10 dos poemas mais famosos e amplamente divulgados de Su Shi)

Zhao Haozhi 2023-01-02 frequência

Resumo:Su Shi, também conhecido como Zizhan e Dongpo Jushi, foi um famoso escritor, calígrafo e pintor da Dinastia Song do Norte. Ele também é o representante da maior realização da literatura na Dina

Os 10 poemas de ampla circulação de Su Shi descrevem as alegrias e tristezas da vida e são clássicos.

Su Shi, também conhecido como Zizhan e Dongpo Jushi, foi um famoso escritor, calígrafo e pintor da Dinastia Song do Norte. Ele também é o representante da maior realização da literatura na Dinastia Song e um dos "Oito Grandes Mestres das Dinastias Tang e Song".

Seus poemas têm temas amplos, são frescos e vigorosos, bons no uso de metáforas exageradas e têm um estilo único. Junto com Huang Tingjian, ele também é conhecido como "Su Huang".

Ci Kai pertence à escola ousada e desenfreada e, junto com Xin Qiji, ele é um representante da escola ousada e também é chamado de "Su Xin"; seus escritos em prosa são ricos e ousados, e ele é chamado de "Ou Su" junto com Ouyang Xiu; Su Shi também é bom em caligrafia e é conhecido como "Ou Su". Um dos "Quatro Artistas da Dinastia Song", ele se especializou em pintura, especialmente bom em tinta bambu, pedras estranhas, madeira morta, etc.

1. "Linjiang Immortal retornando a Lingao à noite"

Depois de beber em Dongpo à noite, acordei bêbado e voltei como se fosse meia-noite. A respiração do menino está trovejando. Ninguém bate na porta, mas se apoia na bengala e escuta o som do rio.

Sempre lamento que este corpo não seja meu, quando esquecerei Yingying? O vento é calmo à noite e os grãos são planos. O barco faleceu a partir de agora, deixando o resto da minha vida no rio e no mar.

2. "Jiang Chengzi·Sonha na noite do 20º dia do primeiro mês lunar de Yi Mao"

Dez anos de vida e morte são tão vastos que não consigo esquecê-los sem pensar neles. Milhares de quilômetros de tumba solitária, nenhum lugar para falar de desolação. Mesmo que nos encontremos, não deveríamos nos conhecer, nossos rostos estão cobertos de poeira e nossos templos estão como gelo.

À noite, de repente voltei para casa depois de um sonho profundo, estava me vestindo do lado de fora da pequena janela. Eles se entreolharam sem palavras, apenas mil linhas de lágrimas. Espera-se que a parte quebrada dos intestinos seja cortada todos os anos, em uma noite enluarada, haverá pinheiros curtos.

3. "Xijiang Moon·Pingshan Hall"

O mundo é um grande sonho, quantas vezes a vida fica legal? À noite, o vento já sopra no corredor e posso ver as sobrancelhas e as têmporas.

Quando o vinho é barato, muitas vezes me preocupo com os poucos convidados e o luar é obscurecido pelas nuvens. Quem pode compartilhar comigo a luz solitária durante o Festival do Meio Outono? Olhando para o norte com tristeza.

4. "Jiangchengzi·Caça em Mizhou"

O velho conversava como um adolescente, segurando uma mão amarela na mão esquerda, um chapéu verde à direita, usando um chapéu de brocado e um casaco de pele de vison, Qianqi enrolou Ping Gang. Para retribuir Qingcheng, segui o prefeito, atirei em tigres e observei Sun Lang.

Qual ​​é o problema se você está bêbado e seu peito ainda está aberto e suas têmporas estão ligeiramente congeladas? Na nuvem de Chijie, quando o Feng Tang será enviado? Ele pode segurar o arco da águia como a lua cheia, olhar para noroeste e atirar no lobo.

5. "Inscrição no Muro da Floresta Ocidental"

Visto horizontalmente, parece uma crista e um pico lateral, com diferentes alturas perto e longe.

Não conheço a verdadeira face do Monte Lu, só porque estou nesta montanha.

6. "Flor de amor de borboleta·Cena de primavera"

As flores desbotaram em vermelho, verde e pequenos damascos. Quando as andorinhas, a água verde ao redor das pessoas. Há poucos salgueiros soprando nos galhos e não há grama perfumada em nenhum lugar do mundo!

Balanços na parede e passagens fora da parede. Pedestres fora do muro, lindas mulheres sorrindo dentro do muro. O riso vai ficando cada vez mais baixo, mas o sentimental fica incomodado com a crueldade.

7. "Nian Nujiao·Chibi Nostalgic"

O grande rio segue para o leste, as ondas desapareceram e há figuras românticas ao longo dos tempos .

No lado oeste da fortaleza, a estrada humana é Chibi, Zhou Lang dos Três Reinos.

Rochas perfuraram o céu, ondas tempestuosas atingiram a costa e milhares de pilhas de neve foram acumuladas.

O país é pitoresco e há tantos heróis ao mesmo tempo.

Lembro-me da época de Gong Jin, quando Xiao Qiao se casou pela primeira vez e parecia majestoso e bonito.

Leques de penas e lenços de seda, enquanto conversavam e riam, os barcos e remos desapareciam em cinzas.

Minha pátria vagueia em minha mente, minha paixão deveria rir de mim e nascerei cedo.

A vida é como um sonho, uma garrafa de vinho pode devolver a lua ao rio.

8. "Bu Suanzi·Huangzhou Dinghui Yuan Residence Work"

A lua desaparecida está pendurada nas esparsas árvores de tungue, e a lua desaparecida deixa as pessoas imóveis a princípio.

De vez em quando, vejo pessoas solitárias indo e vindo sozinhas, sombras enevoadas e solitárias.

Quando você começa, você olha para trás. Não há ninguém que te perdoe pelo seu ódio.

Pegando todos os galhos frios e recusando-se a viver deles, o banco de areia solitário fica frio.

9. "Shui Tiao Ge Tou·Quando chegará a lua brilhante"

Quando chegará a lua brilhante? Peça vinho ao céu azul. Eu me pergunto que ano é hoje no palácio no céu? Quero pegar o vento de volta para casa, mas tenho medo dos lindos prédios e dos prédios de jade. Está tão frio lá em cima que posso dançar e limpar minha sombra, como posso me sentir como se estivesse no mundo humano!

Vá para o Pavilhão Zhu, onde você encontrará uma casa baixa, e a luz o deixará sem sono. Não deveria haver nenhum ódio, então qual é o sentido de dizer adeus? As pessoas têm alegrias e tristezas, separações e reencontros, e a Lua aumenta e diminui. Isso era algo difícil nos tempos antigos. Nung, lua e lua nova.

10. "Ding Fengbo"

Não dê ouvidos ao som das folhas batendo na floresta, por que não gritar e andar devagar. Varas de bambu e sapatos de manga são mais fáceis que cavalos, quem tem medo? Um galinheiro de névoa e chuva durará a vida toda.

A forte brisa da primavera afasta a embriaguez, está um pouco frio, mas os topos das montanhas brilham obliquamente. Olhando para trás, para o lugar desolado de onde vim, não havia vento, chuva nem sol.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde