inicial > Conversa Histórica

Explicação do que significa ser consistente (para aprender, é preciso ter mente e corpo retos e abandonar pensamentos que distraem)

Jiang Shuzu 2023-01-07 frequência

Resumo:“Consistentemente” significa: aplicar um princípio básico em todas as coisas. A ênfase aqui está na manutenção. No meu entendimento, Yi também significa o original. Ben é um termo geral

O princípio básico do Taoísmo é ser consistente. Para adquirir conhecimento, é preciso ter mente e corpo retos e abandonar pensamentos que distraem.

Em primeiro lugar, é preciso ficar claro que o "conhecimento" na questão não é o mesmo que o conhecimento atual. O conhecimento nos tempos antigos refere-se aos princípios de ser uma pessoa e de fazer coisas. E o conhecimento atual é conhecimento simples. Nos tempos antigos, o conhecimento consistia em “saber e fazer”; o conhecimento de hoje consiste apenas em “saber”. O “conhecimento” do título é o primeiro.

Em "Os Analectos de Confúcio. Xueer", há uma passagem assim: Um cavalheiro deve se ater às suas raízes, e o Tao nascerá de suas raízes. Significa: Depois que o objetivo fundamental for estabelecido, surgirão os princípios e princípios básicos de como se comportar e fazer as coisas. A ênfase aqui é “original”.

Em "Os Analectos de Confúcio. Li Ren", há também esta passagem: Confúcio disse: Chenhu! Meu jeito é consistente. O significado de "consistência" aqui é aplicar um princípio básico em todas as coisas. A ênfase aqui está na manutenção.

No meu entendimento, um também significa o original. Ben é um termo geral; Yi refere-se a coisas específicas. No diálogo acima entre Mianzi e Zeng Shen, a palavra "一" foi interpretada por Zeng Shen como "lealdade e perdão". Portanto, o que utilizo aqui é aplicá-lo à questão da aprendizagem: não devemos apenas esclarecer o “original”, mas também aprender a persistir e não mudar a nossa intenção original.

Quando Confúcio estava educando, ele gostava de inspirar os alunos a progredirem continuamente através do elogio. Em "Os Analectos de Confúcio. Gongye Chang", é registrado um diálogo entre Confúcio e Zigong.

Zigong perguntou: "Que tal um presente?" Confúcio disse: "Você, mulher, é utensílios." Ele disse: "Que utensílios?" Ele disse: "Hulian. ”

Esta conversa contém conteúdo interessante. Deveria ser que Confúcio avaliou alguns alunos, e então Zigong não pôde deixar de querer saber em que nível ele estava, então perguntou: “Que tal dar um presente a eles?”

Confúcio elogiou Zigong como um "qi", o que significava que ele havia se tornado uma pessoa útil. Zigong perguntou: “Que tipo de arma é essa?” Confúcio teve que explicar o “vaso” especificamente como “hulian”.O requintado jade no templo significa que você, Zigong, pode se tornar um exemplo para os outros.

Uma das coisas que mais me interessa é este breve diálogo, que sem saber revela a preferência de Zigong pela fama. Esta é a manifestação da vaidade.

O que pode ser apoiado é: depois que Zigong redimiu o povo de Lu de outros estados vassalos, ele recusou a recompensa do rei de Lu e foi elogiado pelo mundo e chamado de "virtuoso".

Confúcio disse que o comportamento de Zigong era "mau". A julgar por essa vaidade, o conhecimento de Zigong ainda é superficial e o “original” está perdido.

Então, deixe-me estender isso pessoalmente. Se Confúcio usasse a mesma avaliação para Zi Lu e Yan Hui, como eles se comportariam?

Se Confúcio comentasse sobre Zilu e dissesse: “O que é o utensílio?” Com o personagem de Zilu, ele nunca perguntaria “o que é o utensílio”. Zilu diria humildemente: Obrigado professor pelo elogio, continuarei trabalhando duro.

Porque Zilu tem um temperamento correto, é simples e direto e não se importa nem um pouco consigo mesmo. Ele só se preocupava com seu professor e obedeceu aos conselhos de Confúcio.

Se Confúcio comentasse sobre Yan Hui e dissesse: “Hui é um recipiente.” Com base no conhecimento e cultivo de Yan Hui, sua resposta seria definitivamente diferente das duas acima. Pelo que entendi, Yan Hui provavelmente diria o seguinte: "Os alunos devem ser fiéis e gostar dos tempos antigos, sensíveis e ávidos por aprender, diligentes em suas atividades e não ousar relaxar."

Yan Hui foi profundamente influenciado por Confúcio e foi profundamente influenciado por Confúcio. Diante dos elogios do professor, Yan Hui não se comoveu, não se importou nem um pouco com o tipo de avaliação que era, nem duvidou de seu próprio conhecimento. O que ele deve fazer é continuar perseverando no caminho do aprendizado sem mudar sua intenção original, ou seja, “de forma consistente”.

Portanto, aqueles que são verdadeiramente conhecedores devem se ater ao básico e cumpri-lo o tempo todo. Não busque fama ou fortuna, não seja ganancioso por riqueza e honra e seja reto de mente e corpo.

Confúcio estava feliz, mas esqueceu suas preocupações. Afinal, ele tinha "preocupações", mas simplesmente "esqueceu" delas. Porém, Yan Hui é diferente: Com uma cesta de comida e uma concha de bebida, nos becos, as pessoas não suportam suas preocupações, mas não vão mudar sua felicidade mesmo depois de voltar para casa.

Yan Hui conseguiu ser "feliz e livre de preocupações". Por mais difícil que fosse a vida, era difícil eliminar a alegria em seu coração. Cultivar tal mente e aderir a tais princípios é o verdadeiro princípio do aprendizado.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde