inicial > Enciclopédia de curiosidades

Quantas vezes a luz pode viajar ao redor da Terra em um segundo (a velocidade da luz viaja 300.000 quilômetros por segundo)

Wu Han Yu 2023-05-03 frequência

Resumo:No vácuo, a velocidade dos fótons pode viajar cerca de 300.000 quilômetros por segundo e eles podem circundar a Terra cerca de 7,5 vezes em um segundo. No entanto, embora a velocidade da luz seja

Voando a 300.000 quilômetros por segundo, a velocidade da luz é na verdade tão lenta quanto a de um caracol no universo!

Se falamos sobre o que é o mais rápido do universo, acredito que a primeira coisa que muitas pessoas pensam é a velocidade da luz. Na verdade, a velocidade da luz é o limite atual velocidade dos objetos no universo conhecido.

De acordo com a teoria da relatividade de Einstein, qualquer objeto com massa de repouso não pode atingir a velocidade da luz, ou seja, , Diz-se que enquanto um objeto tiver massa de repouso, ele nunca poderá atingir a velocidade da luz.

Porque sob a influência do efeito de aumento de massa, quando um objeto acelera, sua massa aumentará de acordo. Ela aumenta com o aumento da velocidade. Se a velocidade de um objeto atingir a velocidade da luz, então sua massa dinâmica tenderá a ser infinita. Obviamente, uma massa infinita não pode existir.

Portanto, objetos com massa de repouso não podem atingir a velocidade da luz, mas apenas fótons com massa de repouso zero. pode se mover na velocidade da luz. No vácuo, a velocidade dos fótons pode viajar cerca de 300.000 quilômetros por segundo e eles podem circundar a Terra cerca de 7,5 vezes em um segundo.

No entanto, embora a velocidade da luz seja de fato indescritivelmente rápida para nós, humanos, e seja um conceito inalcançável, em comparação com a vastidão do universo, ela parece ser extremamente lenta, até mesmo tão rápida quanto uma tartaruga. geralmente. . Então por que você diz isso?

Sabemos que o universo é vasto e sua vastidão é inimaginável para os humanos. Por exemplo , nós O sol que vemos todas as manhãs está, na verdade, a 150 milhões de quilômetros de distância de nós.Quando os fótons viajam da superfície do Sol até a Terra, levará 8 minutos e 20 segundos para chegar.

Isso significa que a luz solar que banhamos a Terra ocorreu há oito minutos e 20 segundos.

E se focarmos em Plutão, que está mais distante, então levará tempo para a luz solar para chegar a Plutão Um tempo de 20.000 segundos equivale a cerca de 5,56 horas.Não é difícil imaginar quão lenta é a velocidade da luz no universo, e o acima mencionado ocorre apenas dentro do nosso sistema solar.

A velocidade da luz é ainda mais lenta fora do sistema solar. Tomemos como exemplo Proxima Centauri, a estrela mais próxima da Terra, que é um sistema celeste composto por três estrelas e está a cerca de 4,22 metros de distância do Sol. Luz anos de distância.

Se um feixe de fótons quiser ir até Proxima Centauri neste momento, levará 4,22 anos para chegar.

O que acontecerá se continuarmos a ampliar a escala para nossa própria galáxia? Tecido de lã? Todo mundo sabe que a Via Láctea é ainda mais massiva, composta por pelo menos 200 bilhões de estrelas, e sua extensão chega a 160 mil anos-luz, o que significa que leva até 160 mil anos para a luz viajar pela Via Láctea.

Além disso, existem inúmeras galáxias no universo e elas estão a vários quilômetros de distância de nós. Milhões de anos-luz, ou mesmo bilhões de anos-luz.

E com base nos dados atuais, estima-se que o alcance do universo que podemos observar agora atinja 96 bilhões de anos-luz, o que significa que mesmo que um feixe de luz comece a viajar a partir do momento em que o universo foi criado nasceu, ainda não viajou. Uma viagem, porque segundo a teoria do Big Bang, a idade do universo é de apenas 13,8 bilhões de anos.

Você pode imaginar quão lenta é a velocidade da luz no universo.

Portanto, se os humanos desejam realizar viagens interestelares no universo, é quase impossível fazê-lo contando com Afinal, a velocidade da luz não pode ser superada, só pode estar infinitamente próxima da velocidade da luz, que é muito curta para a vida humana.

Talvez no futuro apenas a teoria do buraco de minhoca e a velocidade de dobra possam ser realizadas, porque não são afetadas pelo efeito de aumento de massa, mas usam a curvatura do espaço e do tempo para percorrer longas distâncias.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde