inicial > Enciclopédia de curiosidades

Os raios UV podem penetrar no vidro? (Os raios UV da luz solar podem penetrar no vidro?)

Zhang Fengli 2022-05-26 frequência

Resumo:Embora o vidro seja sólido, não há elétrons livres em seu interior. Todos os elétrons permanecem em “órbitas ao redor do núcleo” e nada pode “roubar” a energia da luz no meio do caminho

O excesso de raios ultravioleta é prejudicial ao corpo humano.

No final do século passado, por outro Do lado do mar, as pessoas sempre gostaram de dirigir no verão. Abra as janelas e aproveite a brisa natural. Como resultado, a taxa de incidência de câncer de pele entre eles permaneceu alta, e a maioria dos locais de incidência está concentrada na metade esquerda da parte superior do corpo, principalmente no braço esquerdo.

Mais tarde, algumas organizações defenderam que os americanos fechassem as janelas e usassem ar condicionado enquanto dirigiam, e a incidência de câncer de pele realmente caiu. Este incidente prova que o vidro pode reduzir os danos dos raios ultravioleta à pele.

Mas com o passar do tempo, essa "redução" tornou-se "evitar".

Amigos que têm mesas perto das janelas podem descobrir que, embora tenham fechado as janelas e não tenham ido a lugar nenhum para prevenir e controlar a epidemia, ainda assim ficam bronzeados só de ir para o trabalho. Isso mostra que o vidro não pode nos isolar completamente dos danos ultravioleta. Alguns raios ultravioleta, UVA, podem penetrar no vidro.

O que é UVA?

O comprimento de onda dos raios ultravioleta está entre 200 e 400 nanômetros. Estamos acostumados a dividir os raios ultravioleta em três tipos ABC de acordo com o comprimento de onda. Entre eles, UVB e UVC com comprimentos de onda mais curtos são quase absorvidos pela camada de ozônio antes de chegar ao solo. Tem pouco efeito sobre nós e também pode ajudá-lo a suplementar o cálcio.

Para esses dois tipos de raios ultravioleta, a camada de ozônio é quase como uma casca de cimento.

Os únicos raios ultravioleta que podem atingir o solo são os UVA, com comprimento de onda de 350 a 400 nanômetros. É o tipo de raio ultravioleta com maior comprimento de onda e também é o culpado pelo bronzeamento e queimaduras solares.

▲ UVA e UVB têm penetração diferente na pele .

Os núcleos das células da nossa pele armazenam as instruções para a divisão celular – o DNA. Esta frágil cadeia molecular é facilmente destruída pela radiação, como os raios ultravioleta. Quando algo dá errado com ela, algo pode explodir quando a célula se dividir novamente.

Felizmente, temos melanócitos em nossa pele, que secretam melanina e transferem essa melanina para os “queratinócitos”.

Então nossa pele ficou escura. Quando a melanina da pele é exposta aos raios ultravioleta, ela converte a energia ultravioleta em calor, evitando assim danos ao material genético no núcleo da célula. Veja, ficar bronzeado é na verdade uma forma de autoproteção do corpo.

Por que o vidro bloqueia apenas parte dos raios ultravioleta?

Os metais são completamente opacos, principalmente porque há um grande número de elétrons livres dentro do metal. Esses elétrons livres irão "comer" a energia transportada pela luz em seus próprios corpos para atingir um nível de energia mais alto.

Embora o vidro seja sólido, não há elétrons livres dentro dele. Todos os elétrons permanecem em "órbitas ao redor do núcleo" e nada pode "roubar" a energia da luz no meio do caminho.

Portanto, a maioria das ondas de luz e fótons podem passar diretamente através do “enorme” espaço entre as moléculas de vidro ou dentro dos átomos.

▲Molécula de sílica.

Mas observe que a luz tem "dualidade onda-partícula". Quanto mais curto o comprimento de onda e maior a energia dos raios ultravioleta, mais forte é a "natureza de partícula" que ele exibe; quanto maior o comprimento de onda e menor a energia dos raios ultravioleta, mais forte é a "natureza ondulatória" que ele exibe.

Assim, a luz ultravioleta com comprimento de onda curto e natureza particulada tem maior probabilidade de "atingir" elétrons dentro do vidro e ser roubada de energia, ou seja, é bloqueada pelo vidro; UVA tem maior chance de "contornar" obstáculos e passar por vidros.

O vidro comum de portas e janelas domésticas não pode bloquear completamente os UVA, e é por isso (diferentes tipos de vidro têm propriedades diferentes, o mais baixo pode bloquear 10% dos UVA e o mais alto pode bloquear 90%).

▲A relação entre a transmitância do vidro e o comprimento de onda da luz.

Portanto, quer você esteja em uma marquise de vidro ou em um escritório, desde que fique exposto ao sol por tempo suficiente (2 a 4 horas), o sol ainda pode queimar você.

Conclusão.

A penetrabilidade da luz é realmente interessante. Luz de diferentes comprimentos de onda pode ser bloqueada por diferentes materiais -

Os metais são opacos às microondas e à luz visível;

Para raios infravermelhos distantes, o dióxido de carbono é opaco;

Para raios ultravioleta de ondas curtas, a camada de ozônio é opaca;

Para UVA ultravioleta de ondas longas, plexiglass (resina) é opaco .

Mas poucas coisas parecem ser opacas aos raios X.

É verão e amigos com pele sensível e queimaduras solares fáceis ainda devem se proteger e aplicar alguns protetores solares.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde