inicial > Conversa Histórica

Em que dinastia surgiu o Festival da Primavera? (Quando surgiu o Festival da Primavera Chinês?)

Qian Shiwen 2022-07-08 frequência

Resumo:Mencionou que "é proposto designar o Dia de Ano Novo do calendário lunar como o Festival da Primavera"; mas como festival, desenvolveu-se durante pelo menos dois mil anos, e o seu verdadeiro períod

O termo "Festival da Primavera" na verdade apareceu não há muito tempo. Começou em 1914, num relatório do Ministério de Assuntos Internos do governo da República da China, que mencionava que "é proposto designar o Dia de Ano Novo de o calendário lunar como Festival da Primavera"; mas como feriado, desenvolveu-se há pelo menos dois mil anos, e seu verdadeiro período de formação foi por volta da Dinastia Han.

Na era antiga de observação do tempo e do tempo, a agricultura O ciclo era uma celebração Os ciclos e alguns termos solares também são festivais.Entre todos os festivais, o início do ano é particularmente importante.

O início do ano é o primeiro dia do primeiro mês. Seu nome histórico evoluiu muitas vezes e finalmente formou a palavra atual "Festival da Primavera".

No curso do desenvolvimento histórico, devido a mudanças nas dinastias e mudanças no calendário, as datas do Ano Novo (Ano Novo) também são diferentes, e os costumes e atividades também têm sido continuamente desenvolvidos.

Dinastias Xia, Shang e Zhou:

O primeiro mês do calendário Xia está em Mengchun (ou seja, janeiro) do calendário lunar, o primeiro mês do calendário Shang ocorre no décimo segundo mês de inverno do calendário lunar, e o primeiro mês do calendário semanal ocorre no décimo primeiro mês de inverno no calendário lunar. Durante este período, os costumes e calendários dos diferentes locais do Norte e do Sul eram diferentes. Em alguns locais, o primeiro dia do ano não era o primeiro dia do primeiro mês lunar, mas sim o início da primavera, que era o dia 24. termo solar no calendário do zodíaco.

Neste período, alguns locais do nosso país herdaram atividades festivas com a temática de adorar deuses e antepassados ​​no início da primavera, rezar pela boa sorte, exorcizar espíritos malignos e combater desastres, remover o antigo e trazer Esta série de festivais não apenas constitui, mas também serviu de protótipo para os festivais do Dia de Ano Novo nas gerações posteriores, e suas funções folclóricas personalizadas ainda permanecem até hoje.

Qin e Han:

Depois que Qin Shihuang unificou os seis países, ele começou a usar o calendário Qin, também conhecido como calendário Zhuanxu, e determinou que o primeiro mês ocorreu no décimo mês de inverno do calendário lunar.

O calendário Qin foi seguido no início da Dinastia Han. No primeiro ano de Taichu do Imperador Wu da Dinastia Han (ou seja, 104 aC), os astrônomos Tang Du, Luo Xiahong, Deng Ping e outros formularam o "Calendário Taichu" e absorveram os termos solares do Calendário Ganzhi como um calendário suplementar para guiar a agricultura. O primeiro dia do ano foi alterado para 1º de janeiro na primavera.

Cui Shi da Dinastia Han Oriental registrou nas "Quatro Ordens Mensais do Povo": "O primeiro dia do primeiro mês lunar é chamado de dia de Zhengdan... Depois de limpar os ancestrais e beber vinho até o transe ,... as esposas e bisnetos vão cada um para o cipreste pimenta Bebendo com os pais, bebendo vinho e comemorando a longevidade, você fica feliz."

"Livro da Dinastia Han Posterior: Biografia de Wu Liang ": (Liang) no início era funcionário do condado e no primeiro dia do ano entrou na casa de He (prefeito) com seus funcionários.

A Dinastia Han foi o primeiro período de grande desenvolvimento após a unificação do meu país. O intercâmbio econômico e cultural entre o norte e o sul resultou na integração de costumes e hábitos. Desde então, registros de Ano Novo Os sacrifícios de Eva apareceram gradualmente na literatura.

As atividades habituais de celebração do Ano Novo estão se tornando cada vez mais difundidas e abundantes entre as pessoas de todo o país. Por exemplo, há registros de sacrifícios no início do ano e trocas de felicitações.

Depois da Dinastia Han:

Depois que Wang Mang usurpou a Dinastia Han, ele designou o primeiro dia do décimo segundo mês lunar como o primeiro dia do ano, que era Yin Zheng. O imperador Wei Ming Cao Rui também mudou seu nome para Yin Zheng por um tempo.

Depois que Wu Zetian se tornou imperador na Dinastia Tang, ele mudou o nome do país para "Zhou" e adotou Zhou Zheng. Desde então, sucessivas dinastias mudaram para Xia Zheng, sendo o primeiro dia do primeiro mês lunar o início do ano.

(Nota: Wu Zetian ascendeu ao trono no nono dia de setembro de 690. Naquele ano, houve dois "primeiros dias do primeiro mês lunar": 15 de fevereiro de 690 e 6 de dezembro de 690. 690.) Desde então, através de gerações de desenvolvimento, as gerações posteriores melhoraram gradualmente o calendário lunar baseado no calendário antigo para o calendário lunar usado hoje.

Após a Revolução de 1911, o calendário gregoriano (um tipo de calendário solar, também conhecido como calendário gregoriano) foi gradualmente utilizado.

Mais tarde, para distinguir os dois novos anos do calendário lunar e do calendário gregoriano, já que 1º de janeiro do calendário lunar ocorreu em torno do termo solar "Início da Primavera", um dos 24 termos solares específicos festivais que expressam mudanças sazonais no calendário Ganzhi, o calendário lunar foi alterado para 1º de janeiro foi renomeado de "Dia de Ano Novo" para "Festival da Primavera", e 1º de janeiro no calendário gregoriano foi renomeado como "Dia de Ano Novo".

O termo "Festival da Primavera" apareceu pela primeira vez em um relatório de 1914 do Ministério de Assuntos Internos do governo da República da China: "É proposto designar o dia de Ano Novo do calendário lunar como o Festival da Primavera." Desde então, o início do calendário lunar foi alterado do anterior “Ano Novo” para o “Festival da Primavera”. Depois de 1970, o "Calendário Xia" foi renomeado como "Calendário Lunar".

O "Feng Tu Ji" escrito por Zhou Chu do Registros da Dinastia Jin: Na véspera de Ano Novo, todos dão presentes uns aos outros, o que se chama "alimentar o ano novo", os mais velhos e os jovens se reúnem para comemorar e completar as bênçãos, o que se chama "dividir o ano novo"; ficar acordado o ano todo para esperar o amanhecer se chama "manter o ano novo alto".

Durante as Dinastias do Norte e do Sul, Liang Zongmao das Dinastias do Sul registrou em seus "Registros dos Anos de Jingchu": "Quando o galo cantar, fogos de artifício serão disparados na frente da quadra para afastar espíritos malignos. Os mais velhos e os mais jovens se vestirão bem e prestarão seus respeitos." "

"Tokyo Menghua Lu" escrito por Meng Yuanlao dos registros da Dinastia Song: "É noite, o som dos fogos de artifício é proibido na montanha, e o som pode ser ouvido do lado de fora."

Nos registros "Wanli Jiaxing Prefecture Chronicles" da Dinastia Ming: "Na véspera de Ano Novo, os deuses do portão, amuletos de pêssego, postes de primavera e os poços estão todos selados. Fogos de artifício são queimados e vinho e frutas são colhidos para beber. Gongos e tambores são tocados a noite toda, o que é chamado de manter o ano velho."

Com o desenvolvimento contínuo do calendário., as atividades anuais do festival também têm sido continuamente enriquecidas. Durante as dinastias Wei e Jin, surgiu o costume de ficar acordado até tarde na véspera de Ano Novo. Na Dinastia Ming, disparar fogos de artifício, encontrar o Deus do Fogão, postar deuses nas portas, postar dísticos do Festival da Primavera, ficar acordado até tarde na véspera de Ano Novo, ver lanternas no dia 15 e adivinhar enigmas sobre lanternas tornaram-se populares.

[Conclusão]

A Festa da Primavera tem uma longa história no nosso país e refere-se ao primeiro dia do Ano Novo Lunar, ou seja, o primeiro dia do primeiro mês lunar. Na história, existem nomes como Yuanshuo, Yuanri, Xinyuan, Dia de Ano Novo, Zhengri, Yuanchen e Xinzheng.Após mais de dois mil anos de desenvolvimento, gradualmente formou um grande festival com as características da civilização e cultura chinesas.

O Festival da Primavera, o Festival de Qingming, o Festival do Barco-Dragão e o Festival do Meio Outono também são conhecidos como os quatro principais festivais tradicionais da China.

O nome "Festival da Primavera" celebrado no primeiro dia do primeiro mês lunar do calendário lunar não existia nos tempos antigos (na antiguidade era geralmente chamado de Ano Novo Chinês ou Dia de Ano Novo) Apareceu pela primeira vez numa carta oficial do governo da República da China em 1914.

Atualmente, os costumes folclóricos da Festa da Primavera foram incluídos no primeiro lote de listas do património cultural imaterial nacional com a aprovação do Conselho de Estado.

Influenciados pela cultura chinesa, alguns países e regiões do mundo também têm o costume de celebrar o Ano Novo. De acordo com estatísticas incompletas, quase 20 países e regiões designaram o Ano Novo Chinês como feriado legal para todas ou algumas cidades sob sua jurisdição.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde