inicial > Conversa Histórica

As direções das quatro bestas míticas da China (as origens e representações simbólicas das quatro bestas míticas e suas direções correspondentes)

Ge Yecheng 2022-07-15 frequência

Resumo:Do ponto de vista abrangente dos cinco elementos, direções e cores, a cor verde no leste é a madeira, então o dragão verde é o deus do Oriente, também conhecido como “Cang Long”, uma das qu

Quando éramos jovens, sempre que víamos mestres de Feng Shui em dramas de TV, murmurávamos: "Dragão verde à esquerda, tigre branco à direita, pássaro vermelho em cima e Xuanwu em baixo."

"Livro de Ritos·Qu Lishang" também diz: "Ok. O pássaro vermelho na frente e o tigre preto atrás, o dragão verde à esquerda e o tigre branco à direita, arrogantemente acima."

Então, este dragão verde, o que são o tigre branco, o pássaro vermelho e o basalto?

Na verdade, eles são os quatro animais sagrados que guardam o céu nos antigos mitos e lendas chinesas, originados da antiga adoração das estrelas. Mais tarde, evoluiu para o deus guardião das quatro direções através do Taoísmo, representando as quatro direções leste, oeste, sul e norte, respectivamente.

Para registros relevantes, consulte o antigo livro de geografia "Sanfu Huangtu " Volume 3: "Cang Long, Tigre Branco, Suzaku e Xuanwu, os quatro espíritos do céu, retificam as quatro direções."

Nos tempos antigos, os astrônomos costumavam observar o sol, a lua e cinco estrelas (Vênus, Júpiter, Mercúrio, Marte, Saturno) se movem e dividem as estrelas próximas à eclíptica em vinte e oito regiões estelares, chamadas de vinte e oito constelações.

Então as vinte e oito constelações foram divididas em quatro grupos de acordo com as quatro direções leste, oeste, sul e norte: a Qinglong Qisu no leste, a Xuanwu Qisu no norte, a White Tiger Qisu no oeste, e o Suzaku Qisu no sul. Entre eles, "Qinglong, Xuanwu, Tigre Branco e Suzaku" foram chamados coletivamente de deuses das quatro direções pelos antigos.

01 Qinglong‍‍

《Huainan " Zi Tianwen Xun" registra: "Ninguém é mais nobre do que o dragão azul, que pode ser chamado de Tianyi ou Taiyin. O dragão verde vive nele e não pode ser carregado nas costas... O céu e a terra estão estabelecidos... As quatro dimensões estão conectadas, seja a morte ou a vida. Todas as coisas são realizadas."

De uma perspectiva abrangente dos cinco elementos, direções e cores, a cor verde no leste é a madeira, então o dragão verde é o deus do Oriente, também conhecido como "Cang Long" e um das quatro bestas míticas.

Na lenda, o dragão verde tem um corpo como um cobra longa e cabeça como a de um lin, a cauda é como a de uma carpa, o rosto tem uma longa barba, os chifres são como os de um veado, há asas e cinco garras afiadas.

Ele tem uma aparência majestosa e habilidades muito poderosas. Ele pode respirar nas nuvens, gritar trovões e emitir sons, voar até os oito extremos, viajar ao redor do mundo e pode se transformar em água e fogo.

02白虎

Como diz o ditado diz: “O tigre é a divindade de todas as feras”, segundo “Costumes”: “O tigre é o pênis, o líder de todas as feras, capaz de lutar, derrotar os afiados e comer fantasmas e fantasmas.”

Sobre a imagem do tigre branco, "Zhongxing Zhengxiang" da Dinastia Jin disse: "O tigre branco também é uma fera benevolente. O tigre é branco, com um corpo como a neve, sem pêlos diversos e o rugido é como o vento."

O tigre branco é uma das quatro bestas míticas. Primeiro, ele também é o deus da guerra e da matança. Portanto, os antigos chineses adoravam muito o tigre branco, e as fichas do talismã do tigre apareceram no exército. Sua principal função era conceder poder militar e mobilizar o exército.

De acordo com pesquisas, o amuleto do tigre apareceu pela primeira vez na primavera e o Período de Outono e o Período dos Reinos Combatentes na China. O Museu de História tem um talismã de tigre de bronze prateado de Tang Yanghou da Dinastia Han Ocidental. Tem a forma de um tigre com cabeça achatada e cauda levantada. É um símbolo nacional relíquia cultural de primeira classe.

Além disso, o Museu de História de Shaanxi também tem um talismã de tigre com o personagem "Du" em ouro e ouro da Dinastia Qin. É como um tigre andando, com a cabeça erguida e a cauda enrolada , simbolizando o poder militar e o avanço rápido.

Além disso, as pessoas costumam usar "generais tigres" para descrever soldados corajosos e capazes ou pessoas que têm desempenho excepcional em determinados aspectos.

03 ​​​​Suzaku

Suzaku , também chamado de "Zhu Bird", uma das quatro feras míticas. Tem o formato de um pássaro, localizado ao sul, pertence ao fogo e sua cor é vermelha.

Quanto à origem do Suzaku, o primeiro registro escrito são as inscrições em ossos de oráculo das Ruínas Yin: "Ding Sibu, Zhendi Zhuniao, três ovelhas, três golfinhos e três cães."

Quanto à sua imagem, o Volume 7 de "Mengxi Bi Tan" descreve: "Não sei o que é o pássaro vermelho, mas o pássaro é chamado de vermelho. A família das penas é vermelha e voa para cima. Quando se reúne, deve ser preso à madeira. Este é o símbolo do fogo. Além disso."

"Chu Ci·Curindo o Juramento" diz: "O pássaro vermelho voador é o precursor." Wang Yi observou: "O pássaro vermelho, o pássaro sagrado, é meu precursor."

>

De acordo com os registros "Yunji Qilu" da Dinastia Song: "O pássaro vermelho é o fogo Bingding no sul." O líquido se torna um dragão e o qi se condensa em um pássaro. Seu qi sobe e se torna o céu, e sua essência desce e se torna a terra, por isso é a base do grande elixir..."

A "Coleção Shaogu" compilada por Zheng Shanfu na Dinastia Ming Diz-se: "Os sete lugares do sul de Suzaku são o continente sul do céu." Acredita-se que a essência do Suzaku é o céu do sul.

04 Xuanwu

Xuanwu é um tartaruga Um híbrido de cobras, representando Zhuanxu e as feras míticas dos sete lugares do norte.

"Yunji Qizhuan" registra: "O povo Xuanwu é da água Rengui, no norte. Eles podem ser macios e fortes. "De acordo com a teoria dos cinco elementos, o norte pertence à água, então o deus do norte também é o deus da água. Xuanwu “pode nutrir todas as coisas” e extinguir o fogo, por isso é muito valorizado e acreditado pelo povo.

"Jingpai": "O quarto vazio e perigoso da garota toureira bi Qisu tem o corpo de uma tartaruga e uma cobra, por isso é chamado de Xuanwu." "Obras selecionadas de Zhaoming" nas notas das Dinastias do Sul: "Tartarugas e cobras tornam-se Xuanwu." "Xuanwu" escrito por Hong Xingzu da Dinastia Jin Nota complementar "Yuanyou": "Xuanwu é chamado de tartaruga ou cobra. Está localizado no norte, então é Xuan; tem escamas e armadura, então é Wu."

A tartaruga tem uma longa vida útil. Os antigos o consideravam uma criatura espiritual que se comunica com os deuses e simboliza a longevidade. Nos tempos antigos, as cobras eram um totem antigo, considerado um prolongamento da vida e um símbolo de auspiciosidade.

O significado original de Xuanwu é Xuanming, Wu significa preto; Ming significa Yin. Portanto, Xuanwu pode se comunicar com o submundo e pedir adivinhação, o que o distingue de Qinglong, Tigre Branco e Suzaku.

Todos vocês conhecem as origens das quatro bestas míticas. Ainda assim ?

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde