inicial > Enciclopédia de curiosidades

Qual é a diferença entre Pequim e Xangai (uma introdução ao status histórico de desenvolvimento de Pequim e Xangai)

Peng Liang Yu 2022-09-17 frequência

Resumo:A diferença entre as duas cidades pode ser percebida pelos nomes de Pequim e Xangai. A chamada "cidade" de Pequim e a "praia" de Xangai são muito diferentes uma da outra. Cultura da "cidade": As ci

A diferença entre as duas cidades pode ser vista nos nomes de Pequim e Xangai.A chamada "cidade" de Pequim e a "praia" de Xangai são muito diferentes uma da outra.

< p style="text-align: center;">O Portão Meridiano da Cidade Proibida em Pequim

Cultura da "cidade": as cidades foram formadas após o surgimento da diferenciação de classes na sociedade antiga. Os antigos nobres usavam muros para se separarem das pessoas comuns pobres e viviam em uma área central separada por muros altos.

Pode-se perceber que apenas uma cidade com uma longa história e muros e portões decentes pode ser chamada de "cidade". Para as cidades antigas, eram principalmente as áreas centrais das capitais das dinastias, feudos vassalos e cidades oficiais. Somente a cidade do Imperador pode ser chamada de “Jing”. Pequim é uma “cidade” e uma “capital”, por isso tem muros altos e portões antigos.

Pequim, como antiga capital de muitas dinastias durante o período feudal, determina a sua natureza conservadora. Com uma longa história influenciada pela cultura feudal, a cultura tradicional chinesa é também a mais bem preservada.

Você pode ver edifícios antigos e portões altos em quase todos os lugares de Pequim. Pequim evoluiu de uma cidade central tradicional para uma metrópole moderna, mantendo a marca da cidade passada.

Pequim, Seção Simatai da Grande Muralha

Xangai é diferente. A cultura "Tan": "Tand, a água é pequena e seca." O dicionário chinês explica que é formada por rios e facções litorâneas.Um banco de areia em terreno plano ou na água. Obviamente, chamar Xangai de “a praia” é muito preciso e significativo.

Geograficamente falando, Xangai é uma área plana localizada na foz do rio Yangtze; culturalmente falando, Xangai é o produto do impacto e da precipitação de duas grandes ondas culturais, a China e o Ocidente. A praia é um sistema aberto, sem fronteiras ou limites, aberto e inclusivo, e que inclui todos os rios.

Xangai retém muito menos traços de cidades tradicionais do que Pequim. Xangai não se desenvolveu a partir de uma cidade central tradicional, mas experimentou uma grande transformação da periferia para o centro.

Noite no Bund em Xangai

Até 1843, Xangai era apenas um condado na costa sudeste. Naquela época, o centro econômico da região de Jiangnan era Suzhou, e o o centro político era Nanjing.

Xangai era uma cidade portuária naquela época. Era próspera por causa do porto de Xangai e próspera por causa do comércio. A população girava em torno de 200.000 pessoas durante todo o ano. Se não houve nenhum grande evento histórico, Oportunidades, pode levar muitos anos para Xangai superar Suzhou e Hangzhou.

Mas a história é tão imprevisível. Xangai foi inaugurada como porto em 1843 e logo o rendimento do Porto de Xangai excedeu o do Porto de Guangzhou, o maior porto do meu país na época.

Xangai rapidamente se tornou a maior cidade de imigrantes do meu país e se tornou um lugar onde “todas as quatro partes do mundo se reúnem”. O crescimento populacional explodiu e atingiu um novo nível em quase dez anos. No início do século XX, a população excedia a de Pequim. Antes da fundação da República Popular da China, Xangai tinha uma população de mais de 5 milhões de habitantes e era o centro económico, financeiro, industrial, comercial e comercial do meu país. centro de expedição.

Shanghai Bund Night View

As diferentes culturas trazidas pelos imigrantes de todo o nosso país, aliadas à cultura do Ocidente, fizeram de Xangai um ponto de encontro do multiculturalismo e um lugar para a integração de países estrangeiros. É um produto da cultura estrangeira, por isso o carácter urbano de Xangai é muito diferente do de Pequim. Pequim é conservadora, enquanto Xangai é tolerante.

Além disso, os habitantes de Pequim gostam de falar sobre política porque é uma cidade política famosa; os xangaienses não olham para a imparcialidade e a justiça de uma perspectiva empresarial.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde